Significado de Ortodoxo

O que é Ortodoxo:

Ortodoxo é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.

Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

A expressão, “pouco ortodoxo” é usada para fazer referência àquele indivíduo ou a algo que não segue nenhuma regra tradicional, que foge do que é comum, do que é convencional.

Ortodoxo é aquele que pertence ou é seguidor da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, também chamada de Igreja Ortodoxa e Igreja do Oriente, que resultou da recusa de padres e bispos do Oriente que não aceitaram a modificação imposta ao Credo, no concílio de Toledo, por acreditarem que a Santíssima Trindade é uma e indivisível. A cisão ocorreu de fato em 1054, oficializada pelo Papa Leão IX. A cristandade ficou dividida em duas igrejas: Católica do Ocidente e Ortodoxa do Oriente.

Ortodoxo e heterodoxo

Enquanto ortodoxo significa rigidez, fidelidade, a expressão heterodoxo, se refere àquele que não é ortodoxo, que é contrário aos princípios, às crenças, aos dogmas de uma religião.

Heterodoxo é um adjetivo que significa herético, ou seja, que faz referência à heresia, uma doutrina que é contrária ao que é definido pela igreja em matéria de fé.

O significado de Ortodoxo está na categoria: Geral