Significado de Ortodoxia

O que é Ortodoxia:

Ortodoxia é a condição de cumprimento absoluto com todas as decisões, preceitos e ideais de certo padrão ou dogma considerado tradicional, de modo rigoroso e rígido.

Para os pensadores ortodoxos, a visão apresentada pela ortodoxia é tida como a única correta, pois seria baseada em princípios metafísicos e científicos.

Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.

No entanto, a ortodoxia pode ser interpretada a partir de um ponto de vista pejorativo, quando passa a ser uma doutrina ou comportamento que nega a adaptação as realidades alheias ou ao que é novo.

Ortodoxia econômica

A economia ortodoxa é um modelo de pensamento econômico presente nos estudos relativos a esta ciência.

A ortodoxia econômica é aquela que segue todos os ideais e teorias clássicas da ciência econômica, aplicando apenas aquilo que segue os ensinamentos catalogados.

A chamada economia heterodoxa, por sua vez, é o modelo de pensamento antagônico à economia ortodoxa.

Os heterodoxos não se limitam apenas às teorias clássicas e neoclássicas, mas também fazem experimentações e partem de pressupostos keynesianos ou marxistas, por exemplo.

Igreja ortodoxa

A Igreja Ortodoxa, também conhecida por Igreja Ortodoxa Oriental, é considerada uma igreja cristã, assim como a católica, no entanto ambas se diferenciam pela postura mais rigorosa, rígida e, às vezes, severa da ortodoxa.

Saiba mais sobre o significado de Igreja Ortodoxa.

Ortodoxia e Ortopraxia

A ortodoxia é a ideia da crença ou religião correta, enquanto que ortopraxia seria a prática correta de uma crença.

Etimologicamente, ortopraxia se originou a partir da junção dos termos órthos, que significa “reto”, e praxe, que quer dizer “prática”.

Data de atualização: 11/07/2015.