Igreja Ortodoxa

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A Igreja Ortodoxa, é uma igreja cristã, semelhante à Igreja Católica Romana, mas que possui uma doutrina mais reta, mais rígida.

Seu nome oficial é Igreja Católica Ortodoxa, sendo a ortodoxia, em seu nome, a corrente doutrinal que afirma representar a visão correta do cristianismo, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos. O contrário é a heterodoxia.

Os cristãos ortodoxos professam toda a doutrina da fé cristã conforme o magistério da Igreja. Vendo-se como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo.

Seu livro sagrado é a Bíblia, acreditam na Santíssima Trindade, na Virgem Maria e cultuam santos. Pregam os 7 Sacramentos, assim como os católicos romanos. Os ortodoxos também creem que durante a Eucaristia há a presenta verdadeira do corpo e sangue de Cristo no pão e no vinho.

As diferenças entre os católicos romanos estão, principalmente, em não acreditar na existência do Purgatório, os padres poderem ser casados (apenas os bispos são obrigados a manter o celibato), na adoção do calendário juliano (o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro) e suas cruzes têm três barras horizontais.

Não existe um chefe máximo na Igreja Ortodoxa, mas o Patriarca Ecumênico de Constantinopla tem uma posição de destaque. Atualmente, Bartolomeu I ocupa o cargo. É importante ressaltar que os ortodoxos não reconhecerem o Papa como autoridade.

A Igreja Ortodoxa é uma das mais antigas do mundo, tem grande influência na história e cultura do Leste Europeu e da Ásia Ocidental. Países como Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Grécia, Sérvia, Romênia, entre outros, tem a doutrina ortodoxa como religião predominante.

A Igreja Ortodoxa chegou ao Brasil no ano de 1904, e a primeira instituição foi criada em São Paulo, em 1954. Estima-se que o país deva possuir cerca de 130 mil ortodoxos.

História do cristianismo ortodoxo

A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa já foram a mesma instituição. Porém, no século XI, em 1054, houve uma ruptura entre as duas, dividindo-as em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Ortodoxa.

A divisão aconteceu por divergências na forma de professar o cristianismo e por disputas políticas, ficou conhecida como Cisma do Oriente.

Após a ruptura, a Igreja Ortodoxa se apoderou também do nome Igreja Bizantina, pois estava na região do Império Romano Oriental, o Império Bizantino, com sede em Constantinopla (atual Istambul). Assim, foram denominados ortodoxos os cristãos da Europa Oriental. Já a Igreja Católica Romana, dominou a Europa Ocidental, fixando-se em Roma.

Atualmente, a Igreja Católica Ortodoxa é a segunda religião com maior número de adeptos no mundo, cerca de 250 milhões de pessoas seguem a religião, e exercendo forte influência religiosa e política.

Veja mais sobre:

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar