Significado de Possessivo

O que é Possessivo:

Possessivo tem origem no latim possessivus, e é o que tem sentimento ou desejo de posse por alguém ou alguma coisa.

A palavra possessivo é um adjetivo masculino, como em "homem possessivo". E também um substantivo, como em "ele é possessivo". Os dois exemplos apresentam o mesmo sentido, apenas com construções diferentes do ponto de vista gramatical.

Possessivo em inglês é possessive.

Em espanhol, possessivo é posesivo.

Um indivíduo possessivo é aquele que acredita deter a posse de algo. Muitas vezes, a posse é relacionada à uma pessoa, o que torna a possessividade algo perigoso no sentido de limitar a liberdade de outro ser humano.

O ciúmes possessivo é a manifestação do sentimento de posse e exclusividade em relação a outra pessoa. Normalmente associado a relacionamentos amorosos. Um namorado ciumento, ou uma esposa que tenha um ciúmes possessivo, são pessoas que consideram deter a propriedade de outrem.

Um exemplo de ciúmes possessivo está contido na frase: "ela é minha mulher e eu não deixo ela sair com essa saia curta". Neste caso, o possessivo acredita poder tolir a liberdade da companheira sob o pretexto da propriedade, e por ciúmes de que os homens possam olhá-la. O argumento é reforçado com o uso do pronome possessivo minha.

Pronome Possessivo

O pronome possessivo é uma classe gramatical das palavras que relacionam a propriedade dos objetos aos sujeitos.

São pronomes possessivos: meu/minha, teu/tua, seu/sua, nosso/nossa, vosso/vossa, meus/minhas, teus/tuas, seus/suas, nossos/nossas, vossos/vossas.

Sinônimos de Possessivo

  • Apegado
  • Ciumento
  • Egoísta

Data de atualização: 01/09/2016.