8 Sinais para identificar uma pessoa ciumenta

Uma pessoa ciumenta pode enfrentar dificuldades para estar em um relacionamento saudável, em que exista confiança na relação e no sentimento da outra pessoa.

O ciúme é um sentimento que faz parte das relações humanas, mas dependendo da forma como se manifesta pode se tornar doentio e trazer muitos prejuízos às pessoas. Esta sensação pode estar presente em qualquer tipo de relacionamento: entre casais, amigos, familiares ou mesmo nas relações de trabalho.

Veja alguns dos principais sinais que podem indicar que você convive com uma pessoa ciumenta.

1. Desrespeito a sua intimidade

ciúmes

As pessoas que são muito ciumentas não costumam respeitar a intimidade e a privacidade de seu parceiro. Algumas atitudes que demonstram desrespeito são: vasculhar o celular, as redes sociais, anotações e bolsas do parceiro.

O desrespeito à intimidade também pode acontecer de outras formas mais sutis e quase imperceptíveis, mas que são igualmente desrespeitosas. Existem pessoas que tentam controlar até mesmo os pensamentos de seus companheiros. Por exemplo: fazendo perguntas frequentes sobre seus sentimentos, suas amizades ou seus relacionamentos profissionais.

Esse tipo de atitude é muito prejudicial a um relacionamento, já que os momentos de intimidade e respeito à privacidade são fundamentais para que um relacionamento seja equilibrado e saudável.

2. Controle e sentimento de posse

Geralmente o ciumento tenta controlar seu parceiro em vários aspectos. As pessoas ciumentas, principalmente as que têm ciúmes com características mais doentias, podem agir como se fossem donos de seus companheiros. 

É comum que a pessoa ciumenta costume vigiar a maneira como o outro se veste, como fala, com quem mantém relações de amizade e de trabalho. Hoje em dia também é comum, e pouco saudável, que alguns casais compartilhem suas senhas de e-mail e de redes sociais. 

O controle sobre o parceiro, com o passar do tempo, pode tornar a relação muito dependente, a ponto de um pedir autorização ao outro para fazer suas atividades, viajar ou sair com amigos. Se estas atitudes não foram observadas e tratadas o relacionamento pode ser tornar doentio, sendo baseada em controle e cobranças ao invés de ser baseado em bons sentimentos.

3. Busca constante por provas de uma traição

Outra característica muito comum é que uma pessoa ciumenta tem certeza de que é traída pelo parceiro. Esse sentimento é mais ligado a sua própria insegurança do que ao comportamento de seu companheiro.

Em alguns casos mais extremos, o ciumento pode ser capaz de enxergar provas das supostas traições em qualquer atitude ou fala de seu companheiro.

É como se a pessoa ciumenta estivesse constantemente tentando encontrar provas de que sua desconfiança sobre uma traição é real, ou seja, de que ela estava certa sobre a infidelidade do parceiro.

4. Atitudes violentas

violência

É bastante frequente que relacionamentos em que o ciúme é muito presente se tornem relações violentas e é importante estar atento a isso.

A violência pode se manifestar de várias maneiras, não somente através de violência física. Existem também as violências emocionais e psíquicas, como as conversas em tom ameaçador e os discursos que desmerecem ou diminuem as qualidades do parceiro.

Em muitas situações as pessoas que têm reações violentas em relação aos seus companheiros podem usar a justificativa de que agiram dessa forma por medo de perder o parceiro. Mas tenha atenção: reações violentas não são aceitáveis e não devem estar presentes nas relações de amor, de amizade ou familiares.

5. Intromissão nas amizades e nas relações familiares

As pessoas que são ciumentas costumam ter muita dificuldade em lidar com outras relações que não o incluam, com as amizades de seu parceiro. Esse sentimento também pode acontecer em relação aos vínculos familiares.

Quando esse tipo de sentimento está presente no relacionamento, o ciumento pode desenvolver o hábito de fazer críticas constantes às relações de amizades e à qualidade dos amigos e familiares. As críticas quase sempre são motivadas por ciúmes e por insegurança.

Uma das consequências mais comuns desse tipo de intromissão nas relações pessoais é o afastamento de amigos e de familiares, seja porque o próprio companheiro decide afastar-se devido à pressão que sofre, seja porque a própria família encontra dificuldades para conviver com um casal ciumento. 

6. Brigas constantes

Uma pessoa muito ciumenta acaba por criar um ambiente de convívio desagradável, cheio de brigas e de desconfianças. Em uma relação que é baseada em sentimentos de ciúmes, as brigas podem acontecer por qualquer motivo, até mesmo por questões muito banais.

As brigas podem ser motivadas por ciúmes de outras pessoas, por uma discordância qualquer ou pelo jeito de vestir. Também podem acontecer por sentimentos paranoicos, quando a pessoa ciumenta acredita tanto em suas convicções de traições que chega a brigar com o companheiro por estes motivos.

As brigas, tanto quando acontecem em ambiente privado, quando acontecem em locais públicos, podem ser um sinal de alerta de que a relação não é benéfica para o casal.

7. Sentimento de infelicidade quando não estão juntos

sozinho

A relação motivada por ciúmes pode ter muitas consequências ruins e uma delas é o sentimento de infelicidade quando o casal não está junto. Essa sensação é motivada pela ideia equivocada de que, quando se ama alguém só existe felicidade ao lado da pessoa.

Mas esse sentimento não é saudável e, caso isso aconteça, é preciso repensar a forma de se relacionar com o parceiro. Para que uma relação seja estável e feliz é preciso que as pessoas possam e tenham capacidade de aproveitar e vida e sentirem-se bem estando sozinhos ou acompanhados.

8. Não fica feliz com as suas conquistas

Essa é uma característica de uma pessoa ciumenta que pode facilmente acontecer em qualquer tipo de relação. Um relacionamento de amor ou de amizade requer a existência de um sentimento de admiração e de felicidade genuína pelas conquistas das pessoas amadas.

Quando você convive com alguém que não demonstra felicidade por suas vitórias ou que diminui a importância de suas conquistas, é preciso prestar atenção: talvez a relação não seja muito saudável.

Por exemplo: um colega de trabalho que não fica feliz com a promoção recebida por outra pessoa, uma amigo que não comemora sua aprovação em um concurso ou um namorado que não fica feliz com o intercâmbio de sua namorada.

Leia também o significado de Ciúme.

Data de atualização: 30/11/2018. 8 Sinais para identificar uma pessoa ciumenta está na categoria: Geral