Questões sobre o Existencialismo (com gabarito explicado)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Teste seus conhecimentos sobre os principais pensadores existencialistas, como Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger, além de conceitos fundamentais como “a existência precede a essência”, Dasein e má-fé.

Cada questão é acompanhada de um gabarito explicado para ajudar na compreensão dos temas.

Questão 1

Marque a alternativa que contenha um importante nome da corrente existencialista:

a) Simone de Beauvoir;

b) Averroes;

c) Epicuro;

d) John Locke.

Gabarito explicado

Resposta: a)

Simone Beauvoir (1908-1986) foi uma filósofa da Contemporaneidade, cujo pensamento se voltou, principalmente, para refletir sobre a condição de ser mulher.
Simone questiona em suas concepções sobre o ser mulher, o papel que as sociedades atribuem às mulheres e a opressão que elas sofrem.

Questão 2

O que significa a ideia clássica de que “a existência precede a essência”?

a) Significa que o homem se torna aquilo que estava já predefinido a ser;

b) Significa que o homem é um ser que não tem, em toda sua vida, sentido. Assim, sua vida se resume a apenas existir como qualquer outra coisa no mundo.

c) Significa que, primeiro, surgimos no mundo e, somente depois, definimos um sentido para nossa vida. Logo, essência e existência não são a mesma coisa.

d) Significa que existência e essência se relacionam em pé de igualdade, de modo que, somente existimos porque somos.

Gabarito explicado

Resposta: c)

A frase “a existência precede a essência” foi concebida por Jean-Paul Sartre no texto “O Existencialismo é um Humanismo”. Tal frase traz uma das ideias centrais de seu pensamento existencialista, que é o fato dos seres humanos nascerem sem um sentido definido. São, para Sartre, as escolhas de cada um que dão significado a nossa vida e definem quem somos.

Questão 3

Um dos aspectos típicos do existencialismo é:

a) A defesa de um mundo ideal;

b) Redução da vida ao nada;

c) A defesa da liberdade e de um sentido sendo definido a partir das escolhas individuais;

d) A conclusão de que tudo tem um caminho determinado por um ser único e onisciente.

Gabarito explicado

Resposta: c)

Entre as principais ideias defendidas pela corrente existencialista está a compreensão de que as pessoas são livres para escolherem o próprio caminho ou quem se tornarão, sendo, portanto, responsáveis por aquilo que escolhem.

Questão 4

Em seu pensamento, Heidegger traz a ideia do ser humano como um ser que está posto na realidade, sendo capaz de reconhecer sua relação com o mundo e refletir a si como possibilidade de ser. A essa ideia atribuiu o conceito de:

a) Areté;

b) Praxis;

c) Bildung;

d) Dasein.

Gabarito explicado

Resposta: d)

Martin Heidegger aplica o conceito de Dasein ao homem como ser-no-mundo. Um sujeito que é capaz de reconhecer sua relação com os objetos da realidade posta e que se percebe modificando e sendo modificado por tal realidade. Aquele que reflete sobre sua existência e sabe de sua possibilidade de ser.

Questão 5

A que se refere o conceito de má-fé, em Sartre?

a) O conceito tem relação com ato de ludibriar pessoas, em virtude de sua inocência;

b) O conceito diz respeito ao autoengano do sujeito que procurar evitar fazer escolhas, a fim de retirar de si a responsabilidade por elas;

c) O conceito aponta para ausência de fé do sujeito religioso, pois ele é um sujeito que tem uma fé considerada ruim;

d) O conceito de má-fé tem relação com a falta de validade científica que uma ideia pode ter, uma vez que não podemos confiar em algo sem estabelecer bons critérios.

Gabarito explicado

Resposta: b)

Sartre relaciona o conceito de má-fé com a ideia de liberdade humana. O homem, para Sartre, é um sujeito livre, que constantemente está escolhendo seus rumos e que não consegue renunciar a essa condição. Devido a isso, é de total responsabilidade dele os efeitos dessas escolhas.

O sujeito que age com má-fé, para Sartre, é aquele que decide “evitar fazer uma escolha” em dada circunstância e que realmente acredita que isso é o mesmo que “não escolher”. Logo, esse sujeito também crê que não precisará arcar com a responsabilidade pelos efeitos dessa decisão. Em outras palavras, é o sujeito que se engana e que tenta fugir de sua condição.

Veja também: Questões sobre o Estoicismo (com respostas explicadas)

Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Exercício sobre Existencialismo (com gabarito)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada e estadual de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.
Outros conteúdos que podem interessar