Significado de Beleza

O que é Beleza:

Beleza é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. Pode também ser um termo para caracterizar uma mulher formosa ou uma coisa bela.

A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador. Quando uma pessoa é bonita, ela pode ser apelidada de "beleza". Ele está namorando com aquela beleza? Ele é um homem de sorte!

A beleza de uma pessoa pode ser trabalhada. Para isso existem salões de beleza e produtos de beleza, que têm como objetivo melhorar a aparência física dessas pessoas. A expressão "beleza natural" é usada para descrever uma pessoa que é naturalmente bonita, ou seja, não precisa de produtos nem de muito esforço para parecer bonita.

O conceito de beleza é variável de acordo com a cultura e opinião pessoal. O que é belo para uma pessoa, pode não ser belo para outra.

A beleza é uma manifestação esplendorosa do ser que provoca um conhecimento gozoso. A beleza é apresentada com caráter relativo: é que nem todos os seres se apresentam no esplendor da sua perfeição, nem todas as pessoas estão dotadas da mesma capacidade de emoção estética, e só há beleza quando o objeto provoca fruição gozosa.

Por esse motivo, a arte, que tem como um dos objetivos o fabrico de beleza, se empenha em muitas modalidades em apresentar o ser na harmonia das suas formas e proporções, ou seja, em todo o seu esplendor, de modo a provocar o conhecimento gozoso, requisito indispensável para que o objeto que o provoca seja realmente belo.

Beleza interior

A beleza não é apenas uma propriedade física, podendo estar relacionada com o caráter ou personalidade de um indivíduo. A expressão "beleza interior" está relacionada com a bondade ou excelência. Nos dias de hoje, em muitas sociedades, a beleza interior não tem o mesmo valor que a beleza exterior.

Data de atualização: 01/08/2013.