Ratimbum
Quando alguém está de aniversário, canta-se o famoso "Parabéns pra você", que termina com o verso "ratimbum".
Há mais de uma versão que diz que ratimbum é uma onomatopeia, isto é, uma figura de linguagem que reproduz o som das coisas.
De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum).
Também existe a teoria que diz que ratimbum é uma onomatopeia que transcreve o som dos balões de aniversário estourando.
Outra teoria diz que ratimbum, na verdade, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, que visitou uma faculdade em São Paulo e acabou cativando os estudantes com a sonoridade do seu nome. Rajá é um antigo título real indiano.
Como esses estudantes eram normalmente convidados a prestigiar festas de aniversário, a palavra começou a fazer parte de seus cantos e se espalhou pelo país.
No entanto, existe uma informação falsa associando a onomatopeia ratimbum a uma maldição, em que ao cantar o trecho em uma festa de aniversário se estaria amaldiçoando o aniversariante. Textos sobre o assunto começaram a circular pela internet no início dos anos 2010.
Porém, trata-se de uma informação falsa, não há qualquer evidência de que a palavra ratimbum seja associada a maldições ou mesmo rituais pagãos no Brasil e fora dele.
Veja também: onomatopeia.