Significado de Caboclo

O que é Caboclo:

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Também chamado de mameluco, caiçara, cariboca, curiboca e caboco, o caboclo é a representação do indígena brasileiro, de pele acobreada e características físicas do homem branco europeu. O caboclo é uma das "sub-etnias" que existe no Brasil e que se originou a partir dos processos de miscigenação que ocorreram no país durante o período da colonização.

Atualmente no Brasil, os caboclos representam o maior número de pessoas da etnia parda, contando com os cafuzos, mulatos e outras "sub-etnias" que surgiram a partir de vários processos de miscigenação.

Veja também sobre o significado de Cafuzo.

Etimologicamente, o nome "caboclo" vem do tupi kari'boka, que significa "descendente de branco". No entanto, existem algumas discordâncias sobre a verdadeira origem do termo. Alguns etimólogos sugerem que a palavra surgiu do tupi kuriboka, que quer dizer "filho de mãe índia e pai branco"; já outros afirmam que a expressão em tupi caa-boc, que significa "o que vem da floresta", tenha dado origem ao nome "caboclo".

Ver também: significado de pardo e o significado de miscigenação.

Caboclo na Umbanda

Dentro da Umbanda, religião afro-brasileira que surgiu no final do século XIX e começo do século XX, a figura do caboclo é a de um espírito sábio e evoluído, que incorpora nos chamados "pais de santo" e se apresenta na forma de um indígena responsável por guiar as pessoas no plano terrestre e fazer caridades.

Os caboclos, assim como os erês (crianças) e pretos-velhos (espíritos anciões), são consideradas as principais entidades existentes dentro do umbandismo.

Saiba mais sobre o significados de Umbanda.

O significado de Caboclo está nas categorias: Geral, Expressões Populares