Significado de Figa

O que é Figa:

Figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar enfiado entre o indicador e o do meio. A figa é usada supersticiosamente como um sinal de proteção contra maus agouros, perigos, má sorte e forças maléficas

A figa também pode ser um gesto feito com as mãos, onde o dedo médio e o indicador se cruzam. Este tipo de figa também é utilizado, na maioria dos países ocidentais, como um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral.

A simbologia da figa surgiu na Itália, sob o nome de "manofico" (mano = mão e fico = figo), sendo que o figo representa o órgão sexual feminino e o polegar faz alusão ao órgão sexual masculino. Este símbolo era bastante utilizado pelos etruscos como um sinal de fertilidade e erotismo. 

Já a figa com os dedos médio e indicador cruzados surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre o século I e IV. O gesto simbolizava sutilmente um sinal da cruz, porém sem atrair muita atenção para que não fossem atacados. 

A figa chegou ao Brasil através da colonização europeia, não demorando para ser incorporada às religiões afro-brasileiras como um símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Segundo os crentes destas religiões, a figa é um amuleto que ajuda a "fechar o corpo" da pessoa contra as forças do mal, garantindo proteção aos seus portadores.

No entanto, não são em todos lugares que a figa é vista como um símbolo de proteção. Na Turquia a figa é interpretada como um gesto obsceno e ofensivo, por representar o ato sexual de maneira vulgar e banal. 

Figa de Azeviche

A figa de azeviche é assim conhecida por causa do seu material: o azeviche - uma espécie de madeira fossilizada, com aparência de carvão, ou seja, da cor preta. 

De acordo com a superstição, o azeviche possui a propriedade de absorver as energias negativas, o mau e qualquer tipo de medo. O azeviche também é conhecido como a "Pedra do Exorcismo" ou a "Pedra do Luto". 

Figa de Guiné

A figa de guiné é considerada uma das mais tradicionais, pois é feita com a madeira que leva o nome do amuleto: guiné. Algumas fontes citam que a figa de guiné é assim conhecida porque ter sido trazida para o Brasil através de povos africanos que viviem em Guiné Bissau. 

"Figa de Guiné" também é uma canção de grande sucesso da cantora de brasileira e sambista Alcione, escrita por Reginaldo Bessa e Nei Lopes.

O significado de Figa está na categoria: Geral