Significado de Responsabilidade Social

O que é Responsabilidade Social:

A responsabilidade social é quando uma empresa contribui voluntariamente para a sociedade e para o meio ambiente ao qual pertence, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o seu meio.

O conceito de responsabilidade social surgiu por diversos fatores, mas com o contexto da globalização e as grandes mudanças nas indústrias surgiram novas preocupações. As expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores, aumentaram em relação às ações das organizações.

Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a observar que os danos provocados ao ambiente eram em sua maior parte causado pelas atividades econômicas empresariais.

Sendo assim, começaram a pressionar as empresas para a observar os requisitos ambientais e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60.

As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em 1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista.

Foi então que em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.

Tipos de responsabilidade social

Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com as partes que são direta ou indiretamente ligadas: funcionários, fornecedores, clientes, a comunidade local, sociedade e meio ambiente que estão inseridos, para minimizar seus impactos negativos.

Responsabilidade socioambiental

A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente, em práticas como usar materiais reciclados, reflorestamento, entre outros.

Essa responsabilidade é assegurada pelo ISO 14000, por exemplo, um selo criado pela Organização Nacional de Padronização, com uma série de normas e diretrizes que as empresas devem seguir para preservar o meio ambiente.

Veja o significado de sustentabilidade, 6 exemplos de sustentabilidade e ISO.

Responsabilidade corporativa

Parecida com a responsabilidade empresarial, a responsabilidade corporativa está ligada às práticas econômicas éticas e transparentes que uma organização precisa ter com para com a sociedade em que está inserida e seus funcionários.

A responsabilidade social corporativa diz sobre a empresa ter um compromisso com o seu desenvolvimento econômico promissor e ético, para gerar uma melhor qualidade de vida a sociedade e comunidade local em que está inserida.

Isso diz, por exemplo, sobre gerar novas oportunidades de emprego e atuação na educação local.

A diferença entre a responsabilidade social corporativa e empresarial, é que a empresarial amplia seu campo de atuação econômico, chegando a fornecedores e clientes, por exemplo.

Exemplos de responsabilidade social

  • Doações voluntárias: quando empresas estimulam seus funcionários a praticarem caridade de diversos tipos, como a ajuda para crianças órfãs ou carentes, apoio a deficientes e idoso, entre outras.
  • Políticas que beneficiam o meio ambiente: empresas que investem em atividades como reflorestamento, reciclagem, preservação de áreas prejudicadas, entre outras.
  • Gestão trabalhista justa: empresas que promovem atividades para melhorar as condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários, como salários justos, planos de carreira, apoio às famílias dos colaboradores, entre outras.

Veja o significado de educação ambiental.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 04/12/2020.