Psicologia Organizacional

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O que é a psicologia organizacional:

Psicologia organizacional é uma área da psicologia que se dedica a entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem no ambiente de trabalho.

A área, também chamada de psicologia do trabalho, se empenha em resolver os problemas relacionados com a gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas em uma empresa.

Para tanto, visa compreender como os funcionários atuam em ambientes coletivos e analisando as consequências de uma determinada atitude no ambiente de trabalho.

A psicologia organizacional é desenvolvida através da aplicação dos princípios da psicologia, buscando compreender o comportamento individual e coletivo dos colaboradores, além do comportamento organizacional da empresa.

O trabalho da psicologia organizacional é aumentar o bem-estar coletivo e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Áreas de atuação da psicologia organizacional

As principais áreas de atuação da psicologia organizacional são:

  • Recrutamento e seleção de pessoal: área responsável pela atração e organização de funcionários nas vagas disponíveis na empresa, através da identificação de pessoas que possuem o perfil mais adequado para ocupar cada um dos postos de trabalho.
  • Treinamento e desenvolvimento dos funcionários: consiste em um conjunto de ações e estratégias que visam capacitar os funcionários para garantir mais eficiência no desempenho de suas funções, segundo as necessidades de trabalho da empresa.
  • Acompanhamento da satisfação dos colaboradores: o psicólogo organizacional também é responsável por acompanhar os níveis de motivação das pessoas que prestam serviço em uma empresa, visando sempre garantir que se sintam valorizados e integrados ao ambiente de trabalho.
  • Diagnóstico organizacional: trabalho que faz uma espécie de avaliação situacional de todas as áreas da gestão empresarial para identificar possíveis problemas ou dificuldades que existam na empresa. Ao identificar os pontos problemáticos o psicólogo deve criar e executar estratégias para resolver esses problemas.
  • Gestão de conflitos: são ações implementadas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável, a partir da identificação e solução de conflitos que possam existir entre os funcionários da empresa ou instituição.
  • Gestão de plano de carreira e de salários: cuida da correta atribuição de funções a cada cargo na empresa, além de ajudar a estabelecer qual o salário mais adequado para cada função desempenhada. Também pode ajudar na elaboração de um plano de carreira que permita oportunidades de crescimento e concessão de benefícios aos funcionários.

A psicologia organizacional pode ser utilizada em qualquer tipo de ambiente de trabalho: em empresas privadas, instituições públicas, organizações não governamentais e órgãos pertencentes ao governo.

O que faz um psicólogo organizacional?

O profissional que atua nesta área é chamado de psicólogo organizacional. Ele é responsável por identificar dificuldades e propor ações que melhorem a vida e as condições de trabalho nas empresas e instituições. Nas atividades que ele exerce, destacam-se:

  • Identificação dos principais perfis dos funcionários na empresa.
  • Avaliação do comportamento organizacional dos recursos humanos.
  • Diagnóstico de doenças psicossomáticas e transtornos relacionados ao trabalho na empresa.
  • Identificação das causas do absenteísmo (ausência ao trabalho) e da rotatividade alta de funcionários.
  • Mostrar os principais fatores motivacionais para o trabalho.
  • Propor mudanças que melhorem a estrutura e o funcionamento da empresa.
  • Análise das práticas e regras adotadas pela empresa.

Importância da psicologia organizacional

A existência de um trabalho de psicologia organizacional é importante para garantir mais saúde, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho.

Assim, o acompanhamento psicológico no ambiente de trabalho é favorável tanto para o bem-estar dos funcionários, como para o sucesso da empresa.

Através da psicologia organizacional as empresas e instituições podem se tornar mais capacitadas para evitar possíveis ações e comportamentos que prejudiquem a cultura organizacional do ambiente de trabalho. A partir disso podem criar e adotar estratégias que promovam a integração satisfatória da equipe.

Veja mais sobre de cultura organizacional.

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