Significado de Psicologia organizacional

O que é Psicologia organizacional:

Psicologia organizacional é uma área da psicologia que se dedica a entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem dentro do ambiente de trabalho.

A área, também chamada de psicologia do trabalho, se empenha em resolver os problemas relacionados com a gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas dentro de uma empresa. Para isso procura compreender como os funcionários atuam em ambientes coletivos e analisando as consequências de uma determinada atitude dentro do ambiente de trabalho.

A psicologia organizacional é desenvolvida através da aplicação dos princípios da psicologia, buscando compreender o comportamento individual e coletivo dos colaboradores, além do comportamento organizacional da empresa.

O trabalho da psicologia organizacional é aumentar o bem-estar coletivo e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Áreas de atuação da psicologia organizacional

As principais áreas de atuação da psicologia organizacional são:

  • Recrutamento e seleção de pessoal: área responsável pela atração e organização de funcionários nas vagas disponíveis na empresa, através da identificação de pessoas que possuem o perfil mais adequado para ocupar cada um dos postos de trabalho.
  • Treinamento e desenvolvimento dos funcionários: consiste em um conjunto de ações e estratégias que visam capacitar os funcionários para garantir mais eficiência no desempenho de suas funções, de acordo com as necessidades de trabalho da empresa.
  • Acompanhamento da satisfação dos colaboradores: o psicólogo organizacional também é responsável por acompanhar os níveis de motivação das pessoas que prestam serviço em uma empresa, visando sempre garantir que se sintam valorizados e integrados ao ambiente de trabalho.
  • Diagnóstico organizacional: trabalho que faz uma espécie de avaliação situacional de todas as áreas da gestão empresarial para identificar possíveis problemas ou dificuldades que existam dentro da empresa. Ao identificar os pontos problemáticos o psicólogo deve criar e executar estratégias para resolver esses problemas.
  • Gestão de conflitos: são ações implementadas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável, a partir da identificação e solução de conflitos que possam existir entre os funcionários da empresa ou instituição.
  • Gestão de plano de carreira e de salários: cuida da correta atribuição de funções a cada cargo na empresa, além de ajudar a estabelecer qual o salário mais adequado para cada função desempenhada. Também pode ajudar na elaboração de um plano de carreira que permita oportunidades de crescimento e concessão de benefícios aos funcionários.

A psicologia organizacional pode ser utilizada em qualquer tipo de ambiente de trabalho: em empresas privadas, instituições públicas, organizações não governamentais e órgãos pertencentes ao governo.

O que faz um psicólogo organizacional?

O profissional que atua nesta área é chamado de psicólogo organizacional. Ele é responsável por identificar dificuldades e propor ações que melhorem a vida e as condições de trabalho dentro das empresas e instituições. Dentro das atividades que ele exerce, destacam-se:

  • Identificação dos principais perfis dos funcionários dentro da empresa.
  • Avaliação do comportamento organizacional dos recursos humanos.
  • Diagnóstico de doenças psicossomáticas e transtornos relacionados ao trabalho dentro da empresa.
  • Identificação das causas do absenteísmo (ausência ao trabalho) e da rotatividade alta de funcionários.
  • Mostrar os principais fatores motivacionais para o trabalho.
  • Propor mudanças que melhorem a estrutura e o funcionamento da empresa.
  • Análise das práticas e regras adotadas pela empresa.

Importância da psicologia organizacional

A existência de um trabalho de psicologia organizacional é importante para garantir mais saúde, qualidade de vida e produtividade dentro do ambiente de trabalho.

Assim, o acompanhamento psicológico no ambiente de trabalho é favorável tanto para o bem-estar dos funcionários, como para o sucesso da empresa.

Através da psicologia organizacional as empresas e instituições podem se tornar mais capacitadas para evitar possíveis ações e comportamentos que prejudiquem a cultura organizacional do ambiente de trabalho. A partir disso podem criar e adotar estratégias que promovam a integração satisfatória da equipe.

Veja mais sobre o significado de cultura organizacional e comportamento organizacional.

Data de atualização: 20/02/2019.