Significado de Santidade

O que é Santidade:

Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza.

O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus. 

A santidade para os cristãos

Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e etc. 

Os membros da Igreja, como os bispos, padres e freiras, por exemplo, têm o compromisso de viver a santidade de Deus e, para isso, devem renunciar a aspectos e hábitos que são considerados mundanos, como o ato sexual e a luxúria. 

Para os cristãos, portanto, a santidade é ligada à ideia da ausência de pecados e de prazeres mundanos. Para os cristãos a santidade deve ser praticada ao longo da vida, em cada pequeno ato ou gesto, através das escolhas baseadas no amor e na paciência.

Sua Santidade, o Papa

O ícone máximo da santidade terrena na Igreja Católica é o Papa, chamado também de “Sua Santidade”.

O Papa é chamado desta forma devido ao importante título que recebe e à devoção espiritual que deve carregar consigo. 

A santidade na bíblia (versículo)

Na bíblia, além do conceito de pureza e de ausência de pecado, o conceito de santidade também é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus.

Da mesma forma, a santidade é relacionada ao comportamento que deve ser seguido (comportamento de santidade) para que se chegue o mais perto possível da santidade de Deus.

Veja este exemplo de um versículo bíblico sobre a santidade:

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios, 7:1

Etimologicamente a palavra santidade teria se originado a partir do termo em hebraico kadosh​.

Esta palavra é utilizada com o significado de santo ou santificado para designar algo sagrado ou para se referir a um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. 

Saiba mais sobre o significado de Kadosh

Data de atualização: 03/08/2018. O significado de Santidade está na categoria: Geral