Jesus

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Jesus é figura principal do Cristianismo, o Filho de Deus. Seu nome, de origem hebraica, significa Salvador.

A vida de Jesus é conhecida mundialmente pelos quatro Evangelhos Canônicos, presentes no Novo Testamento da Bíblia, que relatam desde o seu nascimento até sua morte. Segundo as Escrituras Sagradas, ele é o redentor da humanidade.

Para o islamismo, é conhecido como Isa, ou Isa ibn Maryam (Jesus filho de Maria) e é considerado um dos principais profetas do Islã. Para um segmento do judaísmo, Jesus é um profeta; para outro é um apóstata.

Vários nomes são usados para designar Jesus, entre eles: Cristo, Senhor, Filho de Deus, Mestre, o Profeta, o Messias, o Cordeiro de Deus e Rei dos Judeus.

Jesus era judeu e teria nascido em Belém, na Palestina. Filho de Maria e José, teria vivido por 33 anos, até ser crucificado por Pôncio Pilatos, governador da Judeia, por suas ideias revolucionárias para a época.

Do ponto de vista religioso, Jesus é o fundador de uma das principais religiões monoteístas do mundo, o Cristianismo, e teria se sacrificado para salvar a humanidade do pecado.

Já para a História, não há provas materiais da existência de Cristo, entretanto, acredita-se que tenha realmente vivido, devido ao seu forte legado.

História e vida de Jesus

Jesus Cristo ao centro, com os braços abertos e a Bíblia na mão esquerda em tons de dourado, vermelho e azul.

A história de Jesus é contada no Novo Testamento da Bíblia. Sua vida e ensinamentos ajudaram a moldar a cultura, ética e religião ao longo dos séculos em várias partes do mundo.

Jesus era filho de Maria e José e teria nascido em Belém, na Palestina. Por ser filho de mãe judia, era judeu. No Cristianismo, acredita-se que Maria, antes de ficar grávida, recebeu a visita de um anjo, que informou que ela seria a mãe do filho de Deus.

Pouco se sabe sobre a infância de Cristo. Quando adulto, fazia pregações, passava ensinamentos e realizava milagres. Os mais conhecidos foram a multiplicação dos pães e a transformação da água em vinho.

Os ensinamentos de Jesus despertaram a atenção do Império Romano. Era visto como um líder revolucionário, próximo ao povo, que pregava sobre amor, caridade e perdão, e, portanto, era uma ameça.

Jesus passava seus ensinamentos por meio de parábolas, que são histórias que trazem algum aprendizado, ou seja, com uma moral por trás.

Cristo ensinou ao povo sobre o Batismo, sacramento importante para os cristãos, ao ser batizado nas águas do Rio Jordão. Também ensinou a oração do Pai-Nosso, adotada pela maioria das religiões dentro do Cristianismo.

Jesus teve 12 apóstolos, pescadores e homens simples que receberam o chamado para segui-lo. Na Igreja Católica e Ortodoxa, os apóstolos são considerados santos.

A Bíblia conta que Jesus era procurado pelo Império Romano, tendo sido traído por Judas Iscariotes, que o entregou para Pôncio Pilatos, governador da Judeia. Jesus foi preso, julgado e condenado a crucificação.

Para os cristãos, o sacrifício de Jesus na Cruz foi um ato de salvação e amor à humanidade. Após três dias de sua morte, Jesus ressuscitou dos mortos e visitou seus seguidores antes de subir aos Céus.

Ainda segundo a história bíblica, crê-se que Jesus voltará à Terra para o Juízo Final.

Saiba mais sobre o Cristianismo e a diferença entre católico e cristão.

Origem do nome Jesus

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus". Pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J transpõe os verbos hebraicos para o futuro.

Em aramaico, a língua corrente da Palestina, que deu origem a diversos idiomas falados até hoje, o termo "Jeshua Hamashia" significa Jesus Cristo, o Messias.

Essa expressão é encontrada no Novo Testamento com a grafia "Yeshu ha Notzri". Em português, o nome "Javé", ou ainda "Jeová", têm o mesmo significado: "a Eternidade de Deus". O monograma "JSH", Jesus Salvador dos Homens, do grego "IHSUS", aparece nos Evangelhos dos apóstolos Marcos e Lucas.

A forma latina "Jesus Hominibus Salvatoren" (IHS) foi criada no século XV e adotada por Santo Inácio de Loyola, como emblema da Companhia de Jesus e hoje é um dos símbolos da Igreja Católica.

"IXOYE" é um acróstico que significa Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, com origem nas iniciais de palavras gregas.

Veja também: Cristo e Yeshua.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar