Significado de Mandamento

O que é um Mandamento:

Mandamento é o substantivo masculino com origem no verdo mandar, que significa ordem ou regra.

Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado. Ex: Ele foi demitido porque não seguiu os mandamentos do seu patrão.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos ou Decálogo, que consistem em 10 regras que foram dadas por Deus para o Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. Deus deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os 10 Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

Dez Mandamentos de Deus

  1. Não terás outros deuses além de mim.
  2. Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
  3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
  5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

O mandamento mais importante

A Bíblia revela um episódio onde Jesus é interrogado a respeito do mandamento mais importante de todos. Jesus respondeu que o mais importante é: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). O segundo mais importante é: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

Estes dois mandamentos também são conhecidos como a regra de ouro, porque quem conseguir cumprir, certamente também cumprirá os 10 mandamentos expressos no Antigo Testamento.

O segundo, que fala do amor entre os próximos também é muitas vezes descrito como o novo mandamento, graças à passagem bíblica em João 13:34.

Data de atualização: 08/09/2014. O significado de Mandamento está na categoria: Geral