Significado dos Símbolos de música

O que são os Símbolos de música:

Os símbolos de música são representações gráficas das notas musicais, utilizados principalmente nas partituras, como forma de instruir os músicos e o maestro.

Existem diversos símbolos musicais, sendo que estes se dividem principalmente entre claves, notas, acidentes e pausas.

Claves

As claves são inscrições presentes no início de cada partitura que mostram de que forma ela deve ser lida pelo músico. As claves marcam uma nota que serve como referência para todas as outras.

Clave de Sol

símbolo da clave de sol

A Clave de Sol é a mais comum, serve para orientar a maioria dos instrumentos, como o violão, violino e a maioria dos instrumentos de sopro. A parte em espiral da clave indica que a nota Sol deve ser lida na segunda linha.

Clave de Fá

Clave de Fá

A Clave de Fá é utilizada em instrumentos mais graves, a linha entre os dois pontos mostra onde deve ser lida a nota Fá.

Clave de Dó

Clave de Dó

A Clave de Dó, em geral, é utilizada para vozes. A união entre os dois "C" reversos, marca onde deve ser lida a nota Dó.

escala musical
Na Clave de Sol, as notas indicadas representam a escala natural: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó

Símbolos de Notas e Pausas

As notas musicais diferenciam-se entre si por sua posição na pauta e cada um dos símbolos indica a duração de tempo de cada nota. Semelhante ao que acontece com as pausas, cada desenho indica a duração do silêncio.

Semibreve

A semibreve é uma nota de 4 tempos, a mesma duração de sua pausa (pausa de semibreve). Seu símbolo é um círculo vazado, já a pausa é um pequeno traço na parte inferior da quarta linha da pauta.

Semibreve
Semibreve
pausa de semibreve
Pausa de semibreve


Mínima

A mínima possui 2 tempos (metade do tempo da semibreve). O símbolo da mínima é um círculo ou elipse com uma barra vertical.

Já o símbolo da pausa de mínima se diferencia da pausa da semibreve por se localizar na parte superior da terceira linha.

Mínima
Mínima
pausa de mínima
Pausa de mínima

Semínima

A semínima possui 1 tempo (a metade do tempo da mínima). O símbolo da semínima diferencia-se da mínima por ser todo preenchido.

Semínima
Semínima
Pausa de semínima
Pausa de Semínima

Colcheia

A Colcheia possui1/2 tempo (metade do tempo de uma semínima)

Colcheia
Colcheia
Pausa da colcheia
Pausa de Colcheia

Semicolcheia

A semicolcheia possui1/4 de tempo (metade do tempo de uma colcheia). Seu símbolo é semelhante ao da colcheia, acrescentando uma linha na barra vertical da nota. Já a pausa de semicolcheia acrescenta-se uma linha com um ponto.

Semicolcheia
Semicolcheia
pausa de semicolcheia
Pausa de Semicolcheia

Fusa

A Fusa possui 1/8 de tempo (metade do tempo de uma semicolcheia). Em seu símbolo é acrescentado uma linha, semelhante ao que ocorre entre a colcheia e a semicolcheia. O mesmo ocorre no seu símbolo de pausa, acrescenta-se mais uma linha com um pequeno círculo.

Fusa
Fusa
Pausa de Fusa
Pausa de Fusa

Semifusa

A Semifusa possui 1/16 de tempo (metade do tempo de uma fusa).

Semifusa
Semifusa
Pausa de Semifusa
Pausa de Semifusa

Acidentes

Os acidentes indicam uma mudança no tom das notas. Os acidentes mais comuns são:

  • Sustenido (♯) - aumenta (mais agudo) meio-tom à nota que recebe esse símbolo.
  • Bemol (♭) - diminui (mais grave) meio-tom à nota que recebe esse símbolo.
  • Bequadro (♮) - cancela os acidentes anteriores.

Utilização de símbolos de música nas redes sociais

Os símbolos de música costumam ser reproduzidos como caracteres gráficos em textos compartilháveis, principalmente através das redes sociais, como o Facebook, o Twitter, entre outros.

Nestes casos, por norma, os usuários utilizam as notas musicais no sentido atribuir uma melodia ao texto, como pertencendo ao trecho da letra de uma música, por exemplo.

Os caracteres mais utilizados são: ♩, ♬, ♭, ♮ e ♯.

Saiba mais sobre o significado das Notas Musicais.

Atualizado em