Significado de Frevo

O que é Frevo:

Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. Em 2012, o frevo ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Originalmente, o frevo surgiu na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, entre o final do século XIX e início do século XX, como um ritmo carnavalesco nascido a partir das marchinhas de Carnaval, com influência da polca russa, de alguns passos de ballet clássico, e de outras danças afro-brasileiras populares, como o maxixe e a capoeira.

O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos. O termo "frevo", no entanto, foi utilizado pela primeira vez em uma publicação do jornal vespertino do Recife chamado "Pequeno", em 1907.

A dança do frevo, embora pareça simples, é marcada pela sua complexidade, com o uso de malabarismos, rodopios, gingados, passos curtos e ritmo frenético. A sombrinha colorida aberta é outra característica marcante do frevo durante a dança, fazendo com que os dançarinos mostrem toda a sua técnica em saltos e rodopios, enquanto carregam o pequeno guarda-chuva. Atualmente, estão catalogados mais de cem passos diferentes na dança do frevo.

O frevo pode ser dividido em três principais gêneros:

  • Frevo-de-Rua: um estilo de frevo exclusivamente instrumental, com uso de pistões, trombones, trompetes e notas agudas.
  • Frevo-de-Bloco: surgiu a partir das serenatas de carnaval, com o uso de banjos, cavaquinhos, violões e outros instrumentos de corda e de sopro, como o clarinete.
  • Frevo-Canção: é o frevo "cantado", diferente do estilo tradicional, que acompanhava apenas a percurssão da banda. É um gênero de frevo mais lento.

Devido a sua natureza popular, o carnaval do frevo é feito pelas famílias e comunidade de uma cidade ou bairro, sem a presença de samba-enredo, escolas de samba e trios-elétricos, como existem em outras regiões do Brasil.

O carnaval de Olinda é considerado o maior carnaval do frevo. O símbolo cultural do frevo é tão importante que o dia 14 de setembro é marcado como o Dia do Frevo, no Brasil.

Data de atualização: 05/02/2015.