Pentagrama

O que é um pentagrama:

Pentagrama é um símbolo formado por cinco letras ou sinais, originando uma figura similar a uma estrela de cinco pontas, a qual se atribuem interpretações mágicas e místicas.

O pentagrama possui diversas representações e significados. A representação de uma estrela de cinco pontas, formada por uma linha contínua e entrelaçada, sempre foi considerada pela humanidade como um sinal de força e energia. Os primeiros cristãos tinham o pentagrama como o símbolo das cinco chagas de Cristo.

Pentagrama

Para os esotéricos e pagãos, o pentagrama representa os cinco elementos: a terra, o ar, a água, o fogo e o espírito. Os seguidores da Wicca, por exemplo, usam o pentagrama dentro de um círculo como símbolo de sua religião.

Na geometria, o pentagrama é a denominação dada ao pentágono regular estrelado, usado como talismã pelos pitagóricos, ou seja, os seguidores do pitagorismo — conjunto de doutrinas e regras de vida atribuídas a Pitágoras, filósofo e matemático grego (século VI a.C.).

A ilustração de Leonardo da Vinci para o livro “A Divina Proporção”, do monge franciscano e matemático italiano Luca Pacioli, mostra as relações geométricas do homem com o universo. O chamado “Homem Vitruviano” representa o pentagrama sob uma figura humana, dentro de um círculo, com os braços abertos.

Pentagrama invertido

Pentagrama invertido

É um símbolo associado ao satanismo, bastante utilizado pelos satanistas medievais como uma forma de representar o oposto dos dogmas do cristianismo.

Ao contrário do modelo convencional, o pentagrama invertido apresenta uma das pontas para baixo e duas pontas para cima, uma clássica representação a Baphomet, uma divindade pagã que é associada ao ocultismo e satanismo.

Apenas no século XIX, no entanto, que o pentagrama invertido passou a ter uma conotação relacionada com o “mal”. Esta interpretação foi associada ao mago Éliphas Lévi (1810 – 1875), que alegava estar a extremidade inferior do pentagrama apontada para o inferno, indicando o “reino de Satanás”.

Pentagrama musical

Pentagrama é uma pauta musical formada por cinco linhas horizontais paralelas, que formam quatro espaços entre si, onde são escritas as notas musicais. Do francês “pentagramme”.

Pentagrama e a Estrela de Davi

O pentagrama se assemelha a uma estrela de cinco pontas e era utilizado como símbolo de diversas religiões e doutrinas esotéricas, enquanto que a Estrela de Davi visualmente possui seis extremidades e é caracterizada por ser um símbolo típico da cultura judaica.

Veja também: Estrela de Davi, Wicca e Satanismo.

Atualizado em