Solstício e Equinócio

O que são o Solstício e o Equinócio:

Solstício e equinócio são eventos astronômicos que assinalam o início de cada uma das quatro estações do ano. Os solstícios marcam o início do verão e do inverno. Já os equinócios inauguram a primavera e o outono.

Esses fenômenos ocorrem todos os anos, sempre nas mesmas datas, e são produzidos basicamente pela combinação de dois fatores: a translação (movimento da Terra em torno do Sol) e a inclinação do eixo de rotação da Terra.

O que é o solstício

solstício

O solstício é o momento em que um dos polos (Norte ou Sul) encontra-se o máximo possível inclinado em direção ao Sol. Assim, um dos hemisférios fica bem mais iluminado do que o outro, e assim recebe mais calor. Outra característica do solstício é que os raios luminosos do Sol incidem de forma perpendicular (vertical) sobre um dos trópicos (Câncer ou Capricórnio).

O solstício de verão marca o início do verão. Já o solstício de inverno marca o início do inverno.

Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul (onde está o Brasil), é solstício de inverno no Hemisfério Norte (onde estão os Estados Unidos), e vice-versa. No solstício de verão, temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Já no solstício de inverno temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Quando o solstício acontece

Hemisfério Solstício de Verão Solstício de Inverno
Sul (ex.: Brasil e Austrália) 21 ou 22 de dezembro 20 ou 21 de junho
Norte (ex.: Estados Unidos e países europeus) 20 ou 21 de junho 21 ou 22 de dezembro

Leia mais sobre o Solstício.

O que é o equinócio

equinócio

No equinócio, os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador. Portanto, há equilíbrio na distribuição da luminosidade entre os dois hemisférios.

O equinócio de outono marca o início do outono. Já o equinócio de primavera marca o início da primavera.

Quando é equinócio de primavera no Hemisfério Sul (onde está o Brasil), é equinócio de outono no Hemisfério Norte (onde estão os Estados Unidos), e vice-versa. No equinócio de primavera ou de outono, a duração do dia e da noite é igual: 12 horas cada um. Equi, em latim, significa "igual", e o prefixo "nócio" vem da palavra latina nocte ("noite").

Há uma curiosidade em relação aos equinócios. Do ponto de vista de quem está na Terra, há apenas dois dias do ano em que o Sol nasce exatamente no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste: no equinócio de primavera e no equinócio de outono.

Hemisfério Equinócio de Primavera Equinócio de Outono
Sul (ex.: Brasil e Austrália) 22 ou 23 de setembro 20 ou 21 de março
Norte (ex.: Estados Unidos e países europeus) 20 ou 21 de março 22 ou 23 de setembro

Leia mais sobre o Equinócio.

Quais as diferenças entre o solstício e o equinócio

Solstício Equinócio
Marca a entrada do verão e do inverno. Marca a entrada da primavera e do outono.
Momento em que um dos polos (Sul ou Norte) encontra-se em seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol. Nenhum dos polos está inclinado em direção ao Sol.
Um dos hemisférios (Sul ou Norte) está o máximo possível voltado ao Sol. Nenhum dos hemisférios está voltado ao Sol.
Um dos trópicos (Capricórnio ou Câncer) recebe os raios solares de forma perpendicular (vertical). A linha do Equador recebe os raios solares de forma perpendicular.
Um dos hemisférios recebe mais luminosidade e calor. Ambos os hemisférios recebem a mesma porção de luminosidade e calor.
O dia não tem a mesma duração da noite. No solstício de verão, temos o dia mais longo do ano; no solstício de inverno, temos o dia mais curto. A duração do dia é igual à duração da noite: 12 horas cada um.
Ocorre nos meses de junho e dezembro. Ocorre nos meses de março e setembro.

Veja também: