Significado de Sinopse

O que é Sinopse:

Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.

O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, e pode ser lido a sinopse de um livro, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz.

Uma das principais diferenças entre sinopse e resumo é que a sinopse normalmente é escrita pelo próprio autor do texto ou obra em questão, o que não se verifica na maior parte das vezes no caso do resumo.

Geralmente, a sinopse começa com o título, traz também o nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto, a sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu, é formada apenas com a opinião do verdadeiro escritor, muitas vezes parafraseadas.

No contexto cinematográfico, uma sinopse é um resumo do argumento do filme em que se reúnem os aspectos essenciais do enredo, sem qualquer referência técnica.

Relativamente à Bíblia, a sinopse é uma questão de ordenação paralela de textos similares que se encontram nos primeiros três evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas). Essa ordenação é realizada com base no evangelho de Marcos, por ser considerado o mais antigo e considerado como tendo mais a respeito da doutrina de Cristo. Por causa disso, os três primeiros evangelhos são conhecidos como sinópticos, tendo em conta que são uma resenha do trabalho de Jesus na Terra.

Data de atualização: 22/10/2014.