Significado de Apud

O que é Apud:

Apud é uma palavra latina que significa junto a, perto de, em. É empregada em referências bibliográficas para fazer uma citação indireta, ou seja, citar um trecho que não foi lido diretamente na obra original, mas citado por outro autor.

Normalmente é usada no corpo do texto com o significado de “citado por”, “segundo” ou “conforme”, indicando ao leitor que a citação é feita conforme o que foi lido e referenciado por um outro autor que teve acesso à obra original.

É muito frequente aparecer o termo em teses, artigos, monografias e outras dissertações acadêmicas. Contudo, é aconselhável ao longo do trabalho não fazer muitas citações usando a palavra apud, devendo-se utiliza-la apenas nos casos de obras originais de difícil acesso por exemplo: publicações antigas, obras raras ou textos em línguas dificilmente acessíveis.

Um exemplo do uso do termo é: Euclides, apud Boyer, 1991.

Se em um trabalho surge a referência acima, através do termo apud sabe-se que o autor do trabalho não teve acesso à obra escrita por Euclides. Porém, teve acesso à obra escrita por Boyer onde este fez uma citação retirada da obra original.

As regras para citação de autores são regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Data de atualização: 11/07/2019.