Significado de A priori

O que é A priori:

A priori é uma expressão usada para fazer referência a um princípio anterior à experiência. A priori é uma locução adverbial da língua latina, que não se encontra no dicionário da língua portuguesa, mas é muito usada para indicar “aquilo que vem antes de”. Ex.: Sobre a vitória nas eleições, a priori, não é possível tirar conclusões.

Ao contrário de "a priori", a expressão latina "a posteriori", faz referência a um raciocínio em que se remonta do efeito à causa.

A priori em Filosofia

Em Filosofia, a locução a priori faz referência ao conhecimento adquirido sem contar com a experiência, que se adquire mediante a dedução.

A investigação do homem em torno do conhecimento é antiga. Várias teorias filosóficas tentam desvendar os problemas.

Para René Descartes, a razão é uma faculdade independente da experiência e sim por um conhecimento inato, a priori, onde se limita a um juízo puramente analítico, como em sua frase “Penso, logo existo”.

O racionalismo aceita a existência das verdades inatas e as verdades “a priori”. Kant realizou uma síntese de racionalismo e empirismo, ao manter com referência de todo o conhecimento o dado na experiência e a afirmar ao mesmo tempo a existência de formas “a priori”.

No livro “Crítica do Juízo”, Kant estabeleceu o caráter “a priori” do juízo estético, definindo o belo como uma “finalidade sem fim” e chamando estética transcendental a ciência de todos os princípios “a priori” da sensibilidade.

O significado de A priori está na categoria: Expressões em Latim