Veni, Vidi, Vici
Veni, vidi, vici é uma expressão em latim que significa em português "Vim, vi e venci".
De acordo com a história, esta frase ficou famosa por causa do líder político e militar na República Romana, Júlio César, que enviou uma carta ao Senado Romano, em 47 a.C., descrevendo a sua vitória sobre Fárnaces II, rei do Ponto, durante a Batalha de Zela.
A intenção de César, além de se autoproclamar um vitorioso e conquistador, também foi alertar aos senadores romanos sobre o seu grande poder militar, visto que Roma passava por uma intensa guerra civil.
Atualmente, esta frase é utilizada em situações em que o sucesso e o êxito são rápidos e seguros em qualquer tipo de empreendimento, ou seja, quando há facilidade em obter uma vitória.
Esta expressão é muito comum em contextos culturais e literários, também na linguagem dos negócios empresariais, competições sociais e na área jurídica.
Devido à popularidade e significância desta expressão, muitas pessoas ao redor do mundo adotam-na como uma tatuagem. Ao escrever a famosa frase no corpo, a pessoa deseja sinalizar uma característica da sua personalidade: conquistadora e vitoriosa.
A frase tornou-se um grande "produtos para as massas", sendo utilizada como ferramenta de marketing e em todos os meios midiáticos, como em séries de televisão, filmes, músicas, livros, etc.
Veja também: