Significado de Razão

O que é Razão:

Razão, no sentido geral, é a faculdade de conhecimento intelectual próprio do ser humano, é um entendimento, em oposição à emoção. É a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias.

A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível.  

A palavra razão é usada em muitos sentidos, pode significar a habilidade para fazermos uma avaliação da maneira correta, em que prevalece o bom senso, e a prudência, em que nos sentimos seguros de algo ou que sabemos com certeza alguma coisa. Ex.: “Eu estou com a razão”. “Ele não tem razão”.

A razão pode significar também a causa ou o motivo de uma ação, de uma atitude ou de um ponto de vista. Ex.: “Ela foi a mais importante razão para ele voltar”.

A palavra razão é usada também como se fosse algo que se pode ter ou perder. Ex.: “Ele perdeu a razão”. “Ele recuperou a razão”.

Alguns sinônimos de razão são: motivo, pretexto, justificação, certeza e lucidez.

Razão em Filosofia

A filosofia vê a razão como a consciência moral que orienta as vontades e oferece finalidades éticas para a ação. Para muitos filósofos, a razão é a capacidade moral e intelectual dos seres humanos e também a propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas.

Na célebre frase do filósofo francês, Pascal (1623-1662), “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, a palavra razão tem dois significados, enquanto “razões” são as emoções do coração, “razão” é a consciência intelectual e moral da percepção das coisas.

Razão em Matemática

Em matemática, razão é a diferença constante entre dois termos consecutivos da progressão se ela for aritmética e o quociente entre dois termos consecutivos se ela for geométrica.

Razão na Contabilidade

Na contabilidade, o livro razão é o livro destinado a receber lançamentos de todas as operações contábeis de uma empresa. É um livro obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar toda a movimentação analítica das contas escrituradas no diário, e constantes no balanço da empresa.

Razão social

Razão social é a denominação sob a qual uma pessoa jurídica se identifica para exercer as suas atividades formais, como escrituras, contratos, procurações etc. É o nome que a firma foi registrada e que o empresário tem  o direito de uso exclusivo garantido pela Constituição Federal.

Ver também

Data de atualização: 23/12/2014. O significado de Razão está na categoria: Geral

Significados Populares