Significado de Abstração

O que é Abstração:

Abstração é a ação ou efeito de abstrair, ou seja, de isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente. Do latim “abstracione”, que significa “separação”.

Abstração é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e a desatenção.

A locução “fazer abstração de” significa não levar em consideração, não dar importância, não dar crédito, não fazer deferência.

Abstrato é tudo que não é concreto ou resulta de abstração. É o que só existe na ideia, no conceito. É o que possui alto grau de generalização, que opera unicamente com noções.

Saiba mais sobre o Abstrato e Abstrair.

Abstracionismo

O Abstracionismo é uma Escola da Pintura Moderna na qual as formas e as cores nada representam, nada descrevem e nada narram figurativamente. A partir de 1910, alguns pintores do ocidente renunciaram à representação da realidade tangível. O russo Kandinsky foi o primeiro a definir uma corrente lírica e romântica da abstração, projeção do mundo interior e da visão imaginária do artista.

O abstracionismo foi introduzido no Brasil na década de 1950. Iberê Camargo formou toda uma geração de gravuristas abstratos. São também pioneiros Antônio Bandera e Cícero Dias.

Data de atualização: 15/01/2018. O significado de Abstração está na categoria: Geral

Significados Populares