Significado de Arte abstrata

O que é Arte abstrata:

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real.

Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras desse período a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.

O movimento é considerado uma forma de oposição em relação aos movimentos da vanguarda europeia, principalmente ao realismo, tanto na pintura como na escultura e na gravura. Surgiu na Europa no século XIX e o pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o primeiro representante desse movimento.

Mistura influências do movimento cubista, expressionista e futurista. O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional", abstração geométrica ou arte "não representacional".

Kandinsky

Wassily Kandinsky - Segmento azul (1921)

Saiba mais sobre expressionismo e características do expressionismo.

Características da arte abstrata

Como o abstracionismo não tem compromisso em representar a realidade uma das suas características mais marcantes é ser um contraponto ao conceito de arte realista. Assim, as obras são mais conceituais e se afastam do que era conhecido como arte clássica. 

As obras podem ter elementos relacionados à emoção ou à intuição, como uma forma de liberdade de expressão do artista, sem necessidade de representação de uma figura e sem comprometimento em transmitir a realidade. Em muitas obras a representação é de um sentimento.

Por ser assim, outra característica da arte abstrata é liberdade, tanto para o artista quanto para o público, que tem liberdade para apreciar e interpretar a obra, sem compromissos com a realidade.

O uso de formas geométricas, linhas retas e curvas e muitas cores também é bastante presente, principalmente na pintura. As formas são mais simples e o contraste, entre as cores, luzes e sombras é muito usado.

Por ter essas características irreais e distantes da realidade a arte abstrata também permite que sejam feitas muitas interpretações diferentes sobre o sentido das obras.

Tipos de arte abstrata

A arte abstrata é dividida em dois tipos diferentes, também chamados de vertentes: abstracionismo geométrico e abstracionismo informal

Abstracionismo geométrico

A arte abstrata geométrica teve uma grande influência do movimento cubista e do futurista, com o uso de formas geométricas e com uma características mais racional e dura nas representações. As linhas e as cores são usadas para representar e formar figuras geométricas.

Mondrian

Piet Mondrian - Composição em vermelho, azul e amarelo (1930)

Abstracionismo informal

A arte abstrata informal tem características diferentes. O abstracionismo informa foi muito influenciado pelo movimento expressionista.

A arte produzida nessa vertente tem como características a presença de elementos mais sentimentais, além de mais liberdade na forma de expressão artística.

Na arte abstrata informal, ao contrário do que acontece na geométrica, as cores e as formas usadas representam o universo interno de emoções, sentimentos ou sensações.

Paul Klee

Paul Klee - Pierrot Lunaire (1924)

Arte abstrata no Brasil

No Brasil a arte abstrata começou a surgiu nos anos 50, principalmente pela influência dos pintores Antônio Bandeira e Cícero Dias, que, depois de viverem na Europa, levaram o abstracionismo para o Brasil.

O movimento se firmou no país na década seguinte, principalmente a partir da realização das edições Bienal de São Paulo, ao longo dos anos 60.

Artistas na arte abstrata

Muitos artistas se destacaram na produção artística abstrata, especialmente na pintura, nas esculturas e nas artes plásticas.

Conheça alguns deles:

  • Wassily Kandinsky (pintura), 
  • Paul Klee (pintura), 
  • Piet Mondrian (pintura),
  • Henry Moore (escultura),
  • Jackson Pollock (pintura), 
  • Jorge Oteiza (escultura),
  • Tomie Ohtake (pintura, escultura e gravura),
  • Eric Aho (pintura).

Pintores

No Brasil se destacaram como artistas abstracionistas:

  • Hélio Oiticica (pintura, escultura e artes plásticas)
  • Cícero Dias (pintura),
  • Antônio Bandeira (pintura),
  • Lygia Clark (pintura e escultura),
  • Waldemar Cordeiro (artes plásticas),
  • Iberê Camargo (pintura e gravura).

Pintoresbr

Veja também os significados de Abstracionismo, RealismoArte e Arte Moderna.

Data de atualização: 22/08/2018. O significado de Arte abstrata está na categoria: Arte