Arte Abstrata

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não figurativa.

Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras dessa vertente, a representação da realidade não é importante, e sim a capacidade da obra de permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.

A arte abstrata teve origem no início do século XX com as vanguardas europeias, que abarcam movimentos como o Cubismo, Expressionismo e Futurismo. Esses foram movimentos que influenciaram artistas a explorar formas que iam além da representação. Wassily Kandinsky é frequentemente considerado um pioneiro, com suas obras abstratas que exploravam a relação entre cor e forma.

O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional" e abstração geométrica.

Kandinsky
Segmento azul (1921), de Wassily Kandinsky.

Saiba mais sobre expressionismo e características do expressionismo.

Tipos de arte abstrata

A arte abstrata é dividida em dois tipos diferentes, também chamados de vertentes: abstracionismo geométrico e abstracionismo informal

Abstracionismo geométrico

A arte abstrata geométrica teve uma grande influência do movimento cubista e do futurista, com o uso de formas geométricas e com uma característica mais racional e dura nas representações. As linhas e as cores são usadas para representar e formar figuras geométricas.

Mondrian
Composição em vermelho, azul e amarelo (1930), de Piet Mondrian.

Abstracionismo informal, expressivo ou lírico

A arte abstrata informal tem características diferentes. O abstracionismo informal foi muito influenciado pelo movimento expressionista.

A arte produzida nessa vertente tem como características a presença de elementos mais sentimentais, além de mais liberdade na forma de expressão artística.

Na arte abstrata informal, ao contrário do que acontece na geométrica, as cores e as formas usadas representam o universo interno de emoções, sentimentos ou sensações.

Características da arte abstrata

Ausência de representação figurativa

A arte abstrata se distancia da reprodução literal do mundo real. Objetos e figuras reconhecíveis, portanto, não são exibidas nas obras.

Foco na forma e na cor

As formas geométricas, linhas, cores e texturas assumem o papel principal na composição da obra. São utilizadas para transmitir emoções, ideias e sensações, criando uma experiência estética singular para o observador.

Interpretação subjetiva

Uma das características mais importantes da arte abstrata é a liberdade de interpretação. Cada observador interpreta a obra de maneira individual, segundo suas próprias experiências, emoções e referências.

Experimentação e inovação

A arte abstrata busca por novas técnicas, materiais e formas de expressão. Os artistas experimentam com diferentes ferramentas e suportes, explorando as possibilidades da linguagem visual e desafiando os limites da arte tradicional.

Subjetividade e liberdade criativa

A arte abstrata valoriza a subjetividade do artista e sua liberdade criativa. Não há regras ou dogmas a serem seguidos. O artista é livre para explorar diferentes formas de expressão.

Paul Klee
Composição em vermelho, azul e amarelo (1930), de Piet Mondrian.

Principais Artistas Abstracionistas

Muitos artistas se destacaram na produção artística abstrata, especialmente na pintura, nas esculturas e nas artes plásticas.

Conheça alguns deles:

  • Wassily Kandinsky (pintura)
  • Paul Klee (pintura)
  • Piet Mondrian (pintura)
  • Henry Moore (escultura)
  • Jackson Pollock (pintura)
  • Jorge Oteiza (escultura)
  • Tomie Ohtake (pintura, escultura e gravura)
  • Eric Aho (pintura)

Pintores

Arte Abstrata no Brasil

No Brasil a arte abstrata começou a surgir nos anos 50, principalmente pela influência dos pintores Antônio Bandeira e Cícero Dias, que, após viverem na Europa, trouxeram o abstracionismo para o Brasil.

O movimento se firmou no país na década seguinte, principalmente a partir da realização das edições da Bienal de São Paulo, ao longo dos anos 60.

No Brasil se destacaram como artistas abstracionistas:

  • Hélio Oiticica (pintura, escultura e artes plásticas)
  • Cícero Dias (pintura)
  • Antônio Bandeira (pintura)
  • Lygia Clark (pintura e escultura)
  • Waldemar Cordeiro (artes plásticas)
  • Iberê Camargo (pintura e gravura)

Pintores do Brasil

Veja também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Outros conteúdos que podem interessar