Significado de Perspectiva

O que é Perspectiva:

Perspectiva é uma palavra de múltiplos significados, podendo estar relacionada com o modo como se analisa determinada situação ou objeto; um ponto de vista sobre uma situação em específico; um modo tridimensional de representação ou tudo aquilo que se consegue ver ao longe.

Outra definição para este termo está relacionada com o mundo empresarial e o mercado profissional (perspectiva profissional), quando a expressão "perspectiva" ganha uma denotação de expectativa, esperança ou de metas a serem atingidas no futuro.

Exemplo: "a minha perspectiva para o novo emprego é otimista" ou "a perspectiva do novo emprego deixa-o ansioso".

A perspectiva também é aquilo que se percebe externamente, ou seja, a aparência ou aspecto de algo quando observado com certo grau de distanciamento; é a suposição da aparência de alguma coisa, observada a partir de determinado ângulo ou ponto de vista.

Perspectiva nas artes

Dentro das artes visuais, a perspectiva é entendida como uma técnica de pintura, que consegue criar um efeito ilusório nas pessoas que visualizam determinada imagem a partir de um ângulo específico e à distância.

Essa técnica é muito presente na pintura do período do Renascimento, era usada para representar diferentes dimensões de profundidade de um mesmo espaço. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci é um dos mais famosos exemplos da pintura em perspectiva. Veja:

monalisaMona Lisa - Leonardo da Vinci (1503)

Na obra "A flagelação de Cristo" de Piero della Francesca também é bastante nítido o uso dos recursos de perspectiva.

flageloA flagelação de Cristo - Piero della Francesca (1455 - 1460)

A perspectiva artística, por outro lado, também significa o modo como determinadas características de uma obra de arte são analisadas, criticadas ou apreciadas pelas pessoas que a observam, a partir de pontos de vista e opiniões distintas.

Saiba mais sobre o significado de Renascimento.

Perspectiva isométrica

Na perspectiva isométrica todos os eixos de comparação são iguais, ou seja, mantêm as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

Geralmente a perspectiva isométrica é aplicada em desenhos técnicos arquitetônicos.

Perspectiva linear

A perspectiva linear é uma técnica usada no desenho, na pintura e na arquitetura, a partir do conceito de tridimensionalidade. É usada para dar efeito tridimensional a um desenho.

Nesta técnica o artista inicia o desenho a partir de um determinado ponto imaginário, chamado de ponto de fuga. Este ponto é usado como uma linha do horizonte, também imaginária, e todas as outras linhas que projetam o desenho são direcionadas até este ponto de fuga.

ponto de fugaPerspectiva linear a partir de um ponto de fuga

Perspectiva de vida

A perspectiva de vida ou expectativa de vida, como costuma ser comumente utilizada, é a média de vida que um ser humano costuma viver, o tempo que se espera que um indivíduo ou um grupo de pessoas possa viver.

A expressão também pode estar relacionada com as metas e objetivos que um indivíduo tem para a sua vida no futuro.

Perspectiva na fotografia

A perspectiva também é um recurso usado na fotografia. Pode ser usada para destacar as dimensões de um lugar ou de um objeto, dando enfoque às distâncias, conforme o ângulo usado pelo fotógrafo.

perspectiva

Também pode ser usada para simular situações que não são reais, quando diferentes usos da perspectiva dão um resultado irreal à fotografia, como uma ilusão de ótica.

Pode-se conseguir esses resultados tirando-se proveito da profundidade de campo e do posicionamento dos elementos fotografados na composição da foto.

perspectiva2

Sinônimos de perspectiva

  • aparência
  • esperança
  • horizonte
  • miragem
  • panorama
  • possibilidade
  • vista

Data de atualização: 05/07/2018.