Significado de Aptidão física

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana GuimarãesEnfermeira Doutorada em Saúde Pública

O que é a Aptidão física:

Aptidão física é a capacidade que uma pessoa possui de praticar atividades físicas em segurança, evitando o risco de sofrer problemas de saúde ou lesões.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aptidão física é a capacidade de realização de atividade física ou muscular de maneira satisfatória.

A avaliação feita por um profissional de saúde informa se uma pessoa é capaz de fazer atividades físicas com segurança, sem colocar sua saúde ou integridade física em risco.

A aptidão física é relacionada com a vitalidade e a energia que uma pessoa tem. Ela determina seu vigor e dinamismo para a prática de atividades que exijam esforço físico.

Para que serve a avaliação de aptidão física?

A análise da aptidão avalia a capacidade de resposta de uma pessoa às exigências de um esforço físico, tanto para exercícios moderados, como para os mais exigentes.

Dessa forma, uma pessoa com boa aptidão deve ser capaz de praticar tais atividades sem chegar à exaustão do corpo.

A confirmação de que um indivíduo possui aptidão física pode ser usada em diversas situações. Uma aplicação muito comum é a confirmação exigida por entidades esportivas ou academias antes que a pessoa inicie a prática de exercícios ou de esportes.

Um atestado de aptidão física pode ser pedido, por exemplo, na admissão para um trabalho, quando a atividade a ser desempenhada exigir algum esforço.

Em alguns concursos públicos a avaliação da aptidão de um candidato é obrigatória, podendo ser eliminatória em caso de resultados insatisfatórios. Em concursos, a avaliação é normalmente chamada de Teste de Aptidão Física (TAF).

Uma cerificação adequada também é importante para a análise da performance de esportistas, sendo fundamental para garantir saúde e bom desempenho de atletas de todas as áreas esportivas.

Leia mais sobre atividade física.

Aptidão física e o estado de saúde

A aptidão física é diretamente relacionada à qualidade de vida, bem-estar e garantia de mais saúde de uma pessoa.

Para determinar se um indivíduo possui aptidão física, o profissional de saúde responsável pela avaliação deve analisar alguns aspectos. O exame leva em conta questões relativas à saúde e à habilidade.

Veja agora alguns exemplos de avaliação de saúde, que podem variar conforme a atividade que será desempenhada:

  • capacidade cardiorrespiratória,
  • avaliação da força muscular,
  • nível de flexibilidade,
  • análise da composição corporal.

Já em relação às habilidades podem ser avaliados aspectos como:

  • capacidade de equilíbrio,
  • tempo de resposta a estímulos físicos,
  • agilidade,
  • resistência,
  • coordenação motora.

Leia mais sobre o significado de saúde e veja também os significados de fitness, estâmina e sedentarismo.

Data de atualização: 30/07/2019.

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. COREN 109692