Significado de Deficiência

O que é Deficiência:

Deficiência é qualquer tipo de perda ou anormalidade que limite as funções físicas, sensoriais ou intelectuais de uma pessoa.

De maneira geral, o termo está relacionado com um alto grau de disfunção das funções psicológica, fisiológica ou anatômica do ser humano, uma vez que todos podemos sofrer algum tipo de deficiência no organismo.

Em termos médicos, ela representa a exteriorização de um estado patológico que reflete a ausência ou insuficiência no funcionamento de um órgão ou membro, como por exemplo, quando uma pessoa fica sem uma perna. Ela pode não ter a mesma motricidade e mobilidade que outra pessoa que tenha as duas pernas.

Em casos como a perda sensorial, como a deficiência visual, o indivíduo que a possui apresenta algumas dificuldades em sua vida cotidiana, como enxergar completamente, no caso da perda de visão. Já a deficiência intelectual trata de um impedimento que afeta as faculdades mentais de uma pessoa.

A deficiência também pode se referir a perda ou carência de recursos para a execução de determinada ação.

Exemplo: “A obra do hospital só não foi adiante pela deficiência dos materiais”.

A palavra, que tem origem do latim deficientia,ae e significa “falta, enfraquecimento”, também pode ser substituída por sinônimos como: carência, escassez, curteza, míngua, lacuna, privação, falta, incapacidade, insuficiência, déficit, défice, entre outros.

Tipos de deficiência

A deficiência pode se apresentar de diversas formas e tipos, que podem ser:

Deficiência auditiva

É a perda parcial ou total da audição em um ou em ambos os ouvidos. Ela pode ser classificada de diferentes níveis: perda de audição leve, moderada, acentuada, severa, profunda e perda total de audição.

Em alguns destes casos, as perdas podem ser auxiliadas com o uso de aparelhos auditivos.

Saiba mais sobre a Deficiência Auditiva.

Deficiência visual

Esta é a redução parcial ou total da visão de um ou de ambos os olhos, que não pode ser melhorada com a ajuda de lentes, tratamento clínico ou cirúrgico.
Existem dois grupos principais que caracterizam a deficiência visual, que são:

  • Grupo da visão subnormal ou de baixa visão, quando a perda é leve, moderada, severa ou profunda e provoca uma diminuição das respostas visuais, mesmo após tratamento e/ou correção ótica;
  • Grupo da cegueira, quando há ausência total da resposta visual.

Saiba mais sobre a Deficiência Visual.

Deficiência física/motora

Este tipo de deficiência é caracterizada pela alteração completa ou parcial de um ou mais partes do corpo humano que levam à redução ou perda de funções motoras e/ou fala. Estas deficiências podem decorrer de mal formações, lesões neurológicas e lesões neuromusculares.

Os tipos de deficiência motora mais comuns são: Paralisia cerebral, Hemiplegia, Tetraplegias, Paraplegias, Paraparesia, Monoplegia, Monoparesia, Tetraparesia, Triplegia, Hemiplegia, Hemiparesia , Patologias degenerativas do sistema nervoso central e Amputações, entre outras.

Deficiência mental/intelectual

Esta é a deficiência que provoca uma alteração no funcionamento psiconeuromotor e intelectual, podendo apresentar limitações associadas a diferentes áreas como: a comunicação, o cuidado pessoal, as habilidades sociais, de trabalho e acadêmicas, entre outras.

Estas deficiências podem ser classificadas como leves, moderadas, graves e profundas, tendo em consideração a função da capacidade intelectual e outros comprometimentos do comportamento do indivíduo.

As mais comuns são: Autismo, Síndrome de Down, Síndrome de Angelman, Síndrome de Tourette, Síndrome de Asperger, entre outras.

Saiba mais sobre Deficiência intelectual.

Pessoas com deficiência (PCD)

De acordo com a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma pessoa com deficiência, também identificada pela sigla PCD, é aquela que possui impedimentos de longo prazo, sejam eles de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que prejudiquem sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade com as demais pessoas.

Entretanto, a convenção considera que a deficiência não está na limitação física da pessoa, mas na relação que ela possui com o meio em que convive, que podem impedir sua plena participação na sociedade.

Desta forma, ela propõe um modelo social baseado na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que descreve situações relacionadas com a funcionalidade e a acessibilidade do ser humano.

No Brasil, existe a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina entre outras coisas, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante direitos à estas pessoas em atividades básicas da vida.

Veja também o significado de Acessibilidade.

O significado de Deficiência está na categoria: Medicina