Jogos pré-desportivos
Jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes.
Normalmente, os jogos pré-desportivos são destinados aos indivíduos que desejam se iniciar numa prática desportiva. No entanto, antes de partir para o esporte, os jogos pré-desportivos servem como um treino dos movimentos básicos e fundamentos necessários para aquela modalidade esportiva.
Os jogos pré-desportivos também são importantes para aprimorar as habilidades sociais dos participantes, incentivando o trabalho em equipe, por exemplo.
Ao contrário dos jogos desportivos, que apresentam um conjunto de regras específicos, os jogos pré-desportivos são mais voltados para o caráter recreativo.
Assumem assim, uma maior flexibilidade de objetivos, regras, duração, número de jogadores, entre outras características.
Exemplos de jogos pré-desportivos
Como dito, os jogos pré-desportivos são variações de jogos menores que ajudam a treinar as capacidades motoras, táticas e físicas dos participantes para determinado desporto.
Por exemplo, para praticar arremessos de Basquete, os participantes podem jogar o chamado “Basquete Baixo”. Nele, a cesta fica num nível mais baixo e de fácil acesso, mas que ajuda os jogadores a treinarem o posicionamento e modo de fazer as jogadas.
As gincanas e circuitos são estratégias comuns para o desenvolvimento de práticas pré-desportivas. Neles, os participantes podem treinar fundamentos específicos de um esporte, divididos ao longo do circuito.
Outros exemplos de jogos pré-desportivos:
- Altinha (futebol)
- Embaixadinhas (futebol)
- Recorde (voleibol)
- Cinco-cortes (voleibol)
- Vinte e um (basquete)
Ver também: