Jogos pré-desportivos

O que são os jogos pré-desportivos:

Jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes.

Normalmente, os jogos pré-desportivos são destinados aos indivíduos que desejam se iniciar numa prática desportiva. No entanto, antes de partir para o esporte, os jogos pré-desportivos servem como um treino dos movimentos básicos e fundamentos necessários para aquela modalidade esportiva.

Os jogos pré-desportivos também são importantes para aprimorar as habilidades sociais dos participantes, incentivando o trabalho em equipe, por exemplo.

Ao contrário dos jogos desportivos, que apresentam um conjunto de regras específicos, os jogos pré-desportivos são mais voltados para o caráter recreativo.

Assumem assim, uma maior flexibilidade de objetivos, regras, duração, número de jogadores, entre outras características.

Exemplos de jogos pré-desportivos

Como dito, os jogos pré-desportivos são variações de jogos menores que ajudam a treinar as capacidades motoras, táticas e físicas dos participantes para determinado desporto.

Por exemplo, para praticar arremessos de Basquete, os participantes podem jogar o chamado “Basquete Baixo”. Nele, a cesta fica num nível mais baixo e de fácil acesso, mas que ajuda os jogadores a treinarem o posicionamento e modo de fazer as jogadas.

As gincanas e circuitos são estratégias comuns para o desenvolvimento de práticas pré-desportivas. Neles, os participantes podem treinar fundamentos específicos de um esporte, divididos ao longo do circuito.

Outros exemplos de jogos pré-desportivos:

  • Altinha (futebol)
  • Embaixadinhas (futebol)
  • Recorde (voleibol)
  • Cinco-cortes (voleibol)
  • Vinte e um (basquete)

Ver também:

Atualizado em