Símbolo Arroba (@)

O que é o que significa o sinal de arroba (@):

A arroba é um símbolo gráfico representado pelo sinal @, e é utilizado na internet para indicar a localização de um endereço eletrônico, como o e-mail.

Arroba é o mesmo que at, uma preposição em inglês que indica onde algo está situado, assim como as preposições “em” e “para” no português.

Foi no contexto da internet que a arroba passou a ser mais utilizado. O criador do e-mail, Ray Tomlinson, criou um sistema de endereçamento eletrônico com o nome da pessoa e o provedor onde esse endereço está hospedado.

Tomlinson escolheu o símbolo da arroba (@) para separar o nome do proprietário do e-mail e o provedor onde estivesse localizado.

Por exemplo, no e-mail usuariadoemail@provedorX.com, a pessoa tem o seu endereço eletrônico hospedado no provedor X. Traduzindo o AT, pode-se ler: Usuária do E-mail NO provedorX.

Atualmente a arroba é utilizado em diferentes contextos da informática e internet. Nas redes sociais, fóruns e outras plataformas, o símbolo é usado para marcar pessoas específicas em trocas de mensagens e comentários, por exemplo.

Origem da Arroba (@)

O símbolo da arroba teria surgido durante a Idade Média, como uma variação do ad em latim, que representa as preposições "para" e "em". O círculo ao redor do “a” seria o “d”, em uma junção gráfica que era comum à época, para poupar tinta e papel na escrita.

Foi em 1972 que pela primeira vez a arroba foi relacionada a um endereço eletrônico. O símbolo estava disponível no teclado da máquina de escrever, e foi reaproveitado, ficando no lugar entre o nome do usuário e o provedor.

Ver também: underline.

Atualizado em