Meios de comunicação

O que são os meios de comunicação?

Os meios de comunicação são as tecnologias e os instrumentos que permitem a troca de informações, ideias e acontecimentos entre diferentes grupos de pessoas e organizações.

Esses instrumentos servem para o compartilhamento de notícias e de conteúdos, são fonte de entretenimento e de educação e também são utilizados para a publicidade.

Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais.

Os meios de comunicação podem ser voltados para uma grande audiência, como é o caso da televisão e do rádio. Nesse caso, são chamados de meios de comunicação de massa.

Também podem ser meios de comunicação individuais, ou seja, que têm uma audiência mais restrita, como é o caso do telefone.

Evolução dos meios de comunicação

Comunicar-se e transmitir informações sempre foram uma necessidade humana, mas a forma como a comunicação acontece mudou muito ao longo da história da civilização.

Nas últimas décadas, a evolução tecnológica possibilitou que a comunicação fosse cada vez mais rápida e eficiente. Hoje é possível estar em contato com pessoas do outro lado do planeta a partir de um smartphone.

Mas nem sempre foi assim. Na pré-história, os homens faziam pinturas nas pedras para registrar informações e relatar acontecimentos. Com o desenvolvimento da linguagem e, especialmente da escrita, a comunicação sofre um grande avanço.

O surgimento da escrita, inclusive, é o que marca o fim da Pré-história e o início da Idade Antiga, o que aconteceu entre os anos 4.000 a.C e 3.500 a.C.

Ao longo dos séculos seguintes, os relatos escritos e as cartas eram importantes meios de comunicação. Foram criados os serviços de entrega de cartas, semelhantes ao que conhecemos como correio.

As cartas eram levadas a localidades distantes, mas o intervalo de tempo entre a emissão e o recebimento da mensagem poderia durar meses, como era o caso das cartas transportadas por navios.

Foi apenas no final do século XVIII, com a criação do telégrafo, que as mensagem puderam ser passadas com rapidez e a partir de longas distâncias.

Desde então, os meios de comunicação passaram por grandes evoluções. A televisão e o rádio revolucionam a comunicação em massa a partir do século XIX.

Anos mais tarde, com o advento da internet, a comunicação alcança níveis de evolução antes inimagináveis. A popularização da internet permitiu a criação de ferramentas que mantém o mundo todo em constante comunicação.

Meios de comunicação antigos

Alguns meios de comunicação antigos foram substituídos por instrumentos mais tecnológicos, mas muitos deles continuam sendo utilizados nos dias atuais.

Correio

O envio de cartas é um dos meios de comunicação mais antigos, acredita-se que os egípcios tenham sido os primeiros a utilizar esse meio para a transmissão de informações.

Hoje, os serviços de correios utilizam-se de uma logística avançada para enviar cartas e encomendas, mas na antiguidade, as cartas eram enviadas por mensageiros e até mesmo por aves, como pombos e andorinhas.

Telégrafo

O telégrafo foi criado em 1790 por Claude Chappe, esse aparelho utilizava impulsos eletromagnéticos para enviar mensagens à longas distâncias.

A comunicação por telégrafo era feita em códigos e o código morse foi a técnica mais utilizada para esse tipo de comunicação.

Criado em 1835, o código morse era um sistema que utilizava pontos e traços para representar letras e números. Os traços e pontos eram identificados a partir de sons curtos e longos.

TelégrafoAparelho de telégrafo em exposição no museu marítimo da Dinamarca

Jornal

Os registros do primeiro jornal são de 50 a.C no Império Romano. Chamado Acta Diurna, esse meio de comunicação era utilizado para repassar à sociedade as informações sobre o governo.

O jornal é um meio de comunicação de massa utilizado até os dias de hoje. Além da versão física, os jornais hoje costumam também estar disponíveis na versão online.

JornalJornal de Paris, do ano de 1784.

Rádio

O rádio surgiu em 1860, sua tecnologia permitia a transmissão das notícias e de programas de entretenimento por meio de ondas eletromagnéticas.

O rádio continua sendo um meio de comunicação muito utilizado atualmente, mas além da transmissão por ondas eletromagnéticas, os rádios também estão disponíveis em versões online e em aplicativos para dispositivos móveis.

Radio

Telefone

Inventado por volta de 1870, o telefone permitiu a transmissão de sons por meios de sinais elétricos. Cerca de 100 anos após a criação do telefone, em 1974, Martin Cooper criou para a marca Motorola o primeiro aparelho de telefonia móvel.

Quando surgiram, os celulares eram grandes, caros e não estavam disponíveis ao público em geral. Em meados dos anos 1980 os celulares começaram a ser vendidos para o uso pessoal, mas eram muito caros.

Foi a partir dos anos 1990 que o celular se popularizou como um meio de comunicação. Além de menores, esses aparelhos passaram a ser fabricados com bateria de lítio, que permitia maior autonomia.

Hoje os celulares foram substituídos pelos smartphones, que além das funções de ligação e mensagem, permitem o acesso à internet.

CelularMartin Cooper, inventor do primeiro celular.

Televisão

A televisão surge no início da década de 1920 e em 1928 é realizada a primeira transmissão de TV. Naquele momento, esse meio de comunicação era pouco acessível, mas tornou-se popular no final do anos 1940.

Apesar das inúmeras possibilidades oferecidas pela internet, a televisão resiste como um meio de comunicação de massa muito popular no mundo todo.

Televisão

Meios de comunicação atuais

A comunicação se transformou nas últimas décadas, sobretudo após a popularização da internet.

Computador

O primeiro computador é da década de 1940 e chama-se ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). Esse computador permitiu o processamento de uma quantidade de dados inimaginável para a época.

Nos anos seguintes à criação do ENIAC, os computadores foram sendo aprimorados, mas até meados dos anos 70 eles eram desenvolvidos para o uso em empresas e organizações.

Foi só a partir de 1976, com o lançamento do Apple - I, que os computadores passaram a ser um artigo de uso pessoal.

O computador se torna um importante meio de comunicação com o surgimento da internet e dos navegadores.

Hoje o computador possibilita o acesso a sites, blogs, redes sociais, streaming de filmes e músicas. Também é possível fazer chamadas de vídeos e compartilhar com pessoas do mundo todo suas ideias, fotos, vídeos e etc.

Computador

Internet

O primeiro protótipo do que seria a internet foi criado na década de 1960. Era contexto de Guerra Fria e os Estados Unidos queriam garantir uma comunicação eficiente para o caso de uma ataque da União Soviética.

Mas foi só a partir de 1990 que a internet começou a se popularizar, a partir da criação dos navegadores World Wide Web (www) e da Rede Mundial de Computadores.

Desde então a comunicação se transformou, tornou-se muito mais rápida e eficiente, reduzindo as fronteiras e possibilitando o contato instantâneo das pessoas no mundo todo.

A forma de consumir conteúdo e entretenimento também mudou. Com a criação dos blogs, redes sociais e plataformas de vídeo, as pessoas deixaram de ser apenas receptoras de informação e passaram a ser geradoras e difusoras de conteúdo.

Saiba mais sobre a internet.

Smartphones

Os smartphones são uma evolução dos aparelhos celulares. Eles permitem o acesso à internet e se tornaram um dos instrumentos mais importantes de comunicação em todo o mundo.

Por meio dos smartphones é possível acessar qualquer conteúdo da internet, mandar mensagens instantâneas, fazer chamadas de vídeo, compartilhar conteúdos, acessar redes sociais e, é claro, fazer chamadas.

Meio de comunicação - infográfico

Tipos de meios de comunicação

Os meios de comunicação costumam ser classificados como individuais ou de massa, e também podem ser classificados de acordo com a linguagem.

  • Individual: meios de comunicação utilizados para relações interpessoais, como o telefone, e-mail, correio e aplicativos de mensagem instantânea.
  • Massa: também chamados de mídia, são os meios de comunicação voltados para uma comunicação ampla, com um número grande de receptores. É o caso da televisão, dos jornais e das revistas.

Quanto à linguagem, os meios de comunicação podem ser:

  • Escritos: meios de comunicação que usam texto como linguagem principal, por exemplo, jornais, revistas e websites.
  • Sonoro: que usam o som como linguagem, é o caso do rádio, do telefone e dos podcasts.
  • Audiovisual: utilizam som e imagem simultaneamente, por exemplo, a televisão e o cinema.
  • Multimídia: são os meios que utilizam diversas linguagem simultaneamente, como é o caso da internet.

Veja também os significados de comunicação e mídia.

Data de atualização: 13/02/2020.