Meios de comunicação: o que são e evolução (dos antigos aos atuais)
Os meios de comunicação são as tecnologias e os instrumentos que permitem a troca de informações, ideias e acontecimentos entre diferentes grupos de pessoas e organizações.
Esses instrumentos servem para o compartilhamento de notícias e de conteúdos, são fonte de entretenimento, educação e também são utilizados para a publicidade.
Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais.
Os meios de comunicação podem ser voltados para uma grande audiência, como a televisão e o rádio. Nesse caso, são chamados de meios de comunicação de massa.
Também podem ser meios de comunicação individuais, ou seja, que têm uma audiência mais restrita, como o telefone.
Evolução dos meios de comunicação
Comunicar-se e transmitir informações sempre foram uma necessidade humana, mas a maneira de se comunicar mudou muito ao longo da história da civilização.
Nas últimas décadas, a evolução tecnológica possibilitou que a comunicação fosse cada vez mais rápida e eficiente. Hoje é possível estar em contato com pessoas do outro lado do planeta a partir de um smartphone, por exemplo.
Mas nem sempre foi assim. Na pré-história, os homens faziam pinturas nas pedras para registrar informações e relatar acontecimentos. Com o desenvolvimento da linguagem, especialmente da escrita, a comunicação teve um grande avanço.
O surgimento da escrita, inclusive, marca o fim da Pré-história e o início da Idade Antiga, o que aconteceu entre os anos 4000 a.C. e 3500 a.C.
Ao longo dos séculos seguintes, os relatos escritos e as cartas foram importantes meios de comunicação. Foram criados os serviços de entrega de cartas, semelhantes ao que conhecemos como correio.
As cartas eram levadas a localidades distantes, mas o intervalo de tempo entre a emissão e o recebimento da mensagem poderia durar meses, como era o caso das cartas transportadas por navios.
Foi apenas no final do século XVIII, com a criação do telégrafo, que as mensagens puderam ser passadas com rapidez a longas distâncias.
Desde então, os meios de comunicação sofreram grandes evoluções. O cinema, o rádio e a televisão revolucionam a comunicação em massa a partir do século XIX.
Já no século XX, com o advento da internet, a comunicação alcançou níveis antes inimagináveis. A popularização da internet permitiu a criação de ferramentas que mantém o mundo todo em constante comunicação.
Meios de comunicação antigos
São considerados meios de comunicação antigos, os canais de comunicação usados até o século XX. Alguns caíram em desuso, porém a maioria deles continuam sendo utilizados atualmente.
Carta ou correio
O envio de cartas é um dos meios de comunicação mais antigos. Acredita-se que os egípcios tenham sido os primeiros a utilizar esse meio para a transmissão de informações, em 3000 a.C.
Ainda usamos atualmente, os serviços de correios utilizam uma logística avançada para enviar cartas e encomendas em todo o mundo. Entretanto, na Antiguidade, as cartas eram enviadas por mensageiros e por aves, como pombos e andorinhas.
Jornal
Os registros do primeiro jornal são de 50 a.C. no Império Romano. Chamado Acta Diurna, esse meio de comunicação era utilizado para repassar à sociedade as informações sobre o governo.
O desenvolvimento da prensa móvel por Johannes Gutenberg no século XV revolucionou a impressão de jornais e livros, consolidando a imprensa como um dos meios de comunicação mais importantes.
Os jornais são utilizados até hoje. E além da versão física, costumam também estar disponíveis em versão online.
Veja também: o que é jornalismo.
Telégrafo
O telégrafo foi criado em 1790 por Claude Chappe. O aparelho utilizava impulsos eletromagnéticos para enviar mensagens a longas distâncias. Teve especial importância para as comunicações empresariais e governamentais.
A comunicação por telégrafo era feita em códigos, o código morse foi a técnica mais utilizada para esse tipo de comunicação. Criado em 1835, era um sistema que utilizava pontos e traços para representar letras e números. Os traços e pontos eram identificados a partir de sons curtos e longos.
Telefone
Inventado em 1876 por Alexander Graham Bell, o telefone permitiu a transmissão de sons por meios de sinais elétricos. Foi o responsável por possibilitar a comunicação instantânea, essencial para a forma de se comunicar atual.
Cerca de 100 anos após a criação do telefone, em 1974, Martin Cooper criou para a marca Motorola o primeiro aparelho de telefonia móvel. Os primeiros celulares eram grandes e não estavam disponíveis ao público comum.
Em meados dos anos 1980, começaram a ser vendidos para o uso pessoal, mas eram caros. Foi somente nos anos 1990 que os celulares se popularizaram. Além de menores, esses aparelhos passaram a ser fabricados com bateria de lítio, que permitia maior autonomia.
Atualmente, os celulares foram substituídos pelos smartphones, que além das funções de ligação e mensagem, permitem acesso à internet.
Rádio
O rádio surgiu por volta de 1896, pelas mãos de Guglielmo Marconi. Sua tecnologia permite a transmissão das notícias e de programas de entretenimento por meio de ondas eletromagnéticas.
O rádio, juntamente com a televisão, ajudou a moldar a forma de consumir informação e entretenimento. Apresenta uma diversidade de programas: notícias, música, radionovelas, concursos, entre outros.
Também teve por conseguir chegar em locais realmente longínquos, e por sua vertente comunitária, que ajudava na organização social e política em regiões mais carente do país.
O rádio continua sendo utilizado atualmente. Além da transmissão por ondas eletromagnéticas, as rádios também estão disponíveis em versões online e em aplicativos para dispositivos móveis.
Televisão
A televisão surgiu no início da década de 1920, e sua invenção é atribuía a várias personalidades diferentes, com destaque para Philo Farnsworth. A primeira transmissão de TV foi realizada em 1928.
Naquele período, era um meio de comunicação pouco acessível, que se tornou popular somente no final dos anos 1940. A televisão foi o primeiro meio de comunicação que permitiu ao público ver em casa a transmissão de imagens.
Antes, esse tipo de imagem só era possível no cinema. A televisão foi de grande importância para a formação da cultura popular em diferentes países, inclusive no Brasil, reconhecido por suas telenovelas.
Atualmente, apesar das inúmeras possibilidades oferecidas pela internet, a televisão resiste como um meio de comunicação de massa popular no mundo todo, que vem se reinventando com o mercado de streamings e TV a cabo.
Meios de comunicação atuais
A comunicação se transformou no século XXI, sobretudo após a popularização da internet. Os meios de comunicações considerados atuais estão relacionados principalmente com essa tecnologia. Conheça os meios de comunicação atuais:
Computador
O primeiro computador é de 1946 e se chama ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). Esse computador permitiu o processamento de uma quantidade de dados inimaginável para a época.
Nos anos seguintes à criação do ENIAC, os computadores foram sendo aprimorados, mas até meados dos anos 1970 eles eram desenvolvidos para o uso em empresas e organizações.
Foi a partir de 1976, com o lançamento do Apple - I, que os computadores passaram a ser um artigo de uso pessoal. O computador se tornou um importante meio de comunicação com o surgimento da internet e dos navegadores.
Hoje, possibilita o acesso a sites, blogs, redes sociais, streamings de filmes e músicas. É possível fazer chamadas de vídeos e compartilhar com pessoas do mundo todo suas ideias, fotos, vídeos, entre outros.
Veja também: evolução dos computadores e inteligência artificial.
Internet
O primeiro protótipo do que seria a internet foi criado na década de 1960. Vivia-se a Guerra Fria e os Estados Unidos queriam garantir uma comunicação eficiente para o caso de um ataque da União Soviética.
Foi a partir de 1990 que a internet começou a se popularizar, com a criação dos navegadores World Wide Web (www) e da Rede Mundial de Computadores.
Desde então a comunicação se transformou, tornou-se muito mais rápida e eficiente, reduzindo as fronteiras e possibilitando o contato instantâneo de pessoas no mundo todo.
A forma de consumir conteúdo e entretenimento também mudou. Com a criação dos blogs, redes sociais e plataformas de vídeo, as pessoas deixaram de ser apenas receptoras de informação e passaram a ser geradoras e difusoras de conteúdo.
Saiba mais sobre a internet.
Smartphones
Os smartphones são uma evolução dos aparelhos celulares. Eles permitem o acesso à internet e se tornaram um dos instrumentos mais importantes de comunicação em todo o mundo.
Com os smartphones é possível acessar qualquer conteúdo da internet, mandar mensagens instantâneas, fazer chamadas de vídeo, compartilhar conteúdos, acessar redes sociais e, é claro, fazer chamadas.
Tipos de meios de comunicação
Os meios de comunicação costumam ser classificados como individuais ou de massa. Também podem ser classificados conforme a linguagem.
- Individual: meios de comunicação utilizados para relações interpessoais, como o telefone, e-mail, correio e aplicativos de mensagem instantânea.
- Massa: também chamados de mídia, são os meios de comunicação voltados para uma comunicação ampla, com um número grande de receptores. É o caso da televisão, dos jornais e das revistas.
Quanto à linguagem, os meios de comunicação podem ser:
- Escritos: meios de comunicação que usam texto como linguagem principal, por exemplo, jornais, revistas e websites.
- Sonoro: que usam o som como linguagem, é o caso do rádio, do telefone e dos podcasts.
- Audiovisual: utilizam som e imagem simultaneamente, por exemplo, a televisão e o cinema.
- Multimídia: são os meios que utilizam diversas linguagens simultaneamente, como a internet.
Veja também: