Software: o que é, conceito, tipos e exemplos

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Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador para executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas, dados e instruções que comandam o funcionamento de um computador, smartphone, tablet e outros dispositivos eletrônicos.

O software é o responsável por fazer a máquina compreender e executar os comandos do usuário. É classificado como a parte lógica e imaterial, cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o dispositivo.

A palavra inglesa software foi usada pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo "bit" para designar "dígito binário".

Tipos de Software

Software de Sistema

O software de sistema é um conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um dispositivo que permite a interação entre usuário e o hardware. Também é responsável por gerenciar a eficiência de desempenho do aparelho.

O sistema operacional é o principal software de sistema de uma máquina. Mas também há outras categorias de software de sistema, como os drivers, firmwares, utilitários e tradutores de linguagem de programação.

Exemplos: Windows, MAC OS X, iOS, Android.

Software de Programação

Trata-se do conjunto de ferramentas que permitem ao desenvolvedor criar e editar outros softwares, utilizando linguagens de programação (C, Java, Javascript, Phyton, PHP, Ruby, etc.) e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Software Aplicativo

Software de aplicativos são os programas utilizados nos dispositivos que permitem ao usuário executar uma série de tarefas nas mais diversas áreas de atividade.

Exemplos: Chrome, calculadora, Windows Media Player, Microsoft Word, AutoCAD, Adobe Photoshop.

Softwares de comunicação são programas que estabelecem a comunicação direta e em tempo real entre os usuários. Com a ampliação do acesso à internet e a dispositivos digitais, tornaram-se parte do cotidiano das pessoas, utilizados tanto para fins pessoais quanto comerciais.

Exemplos: WhatsApp, Gmail, Slack, Zoom, Google Meets, Messenger.

Softwares de jogos são programas utilizados geralmente para fins recreativos, mas que também podem ser utilizados para finalidades educacionais. Alguns desses softwares tornaram-se competitivos, dando origem aos chamados esportes eletrônicos (eSports), com torneios internacionais e premiações milionárias.

Exemplos: Counter Strike, League of Legends, Candy Crush, PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG).

Software Web ou Web App

São softwares hospedados em servidores online e que podem ser acessados através dos navegadores de internet, como Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome, entre outros. Costumam ter funcionalidades semelhantes a de outros programas, porém, dispensam a necessidade de download e requerem conexão com a internet para serem usados.

Exemplos: Google Drive, Gmail, Evernote Web, Microsoft Office 365, Canva Web.

Software de Inteligência Artificial

Os softwares de inteligência artificial ou softwares IA são programas que simulam o comportamento humano, sobretudo as capacidades cognitivas (raciocínio, interpretação, entendimento, p. ex.). Por meio da combinação de dados e algorítimos, esses softwares conseguem realizar tarefas muito complexas, criando soluções para problemas com incontáveis variáveis, habilidade antes exclusiva da inteligência humana.

Exemplos: assistentes virtuais (Siri, Alexa e Google Assistente), programas de carros autônomos, chat bots (robôs usados no atendimento ao cliente e gerenciamento de grupos online).

Software livre

Existe também o conceito de software livre ou aberto, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador tenha acesso ao código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.

Exemplos: OpenSolaris, Eclipse, NetBeans, OpenOffice, Linux, Mozila Firefox.

Bibliografia:

  • CARVALHO, André C. P. L. F. de; LORENA, Ana Carolina. Introdução à Computação: Hardware, Software e Dados. Coimbra, LTC (Almedina), 2016.
  • RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; ESCOLA, João Paulo Lemos. Informática: sistemas operacionais e softwares aplicativos. São Paulo, CPS, 2010.

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