Significado de Underline

O que é Underline:

Underline ( _ ), também conhecido por underscore ou subtraço, é um símbolo gráfico usado como sinal de separação de palavras, principalmente em comunicações informáticas onde o espaço não é interpretado como uma informação válida.

Este caractere pertence ao chamado American Standard Code for Information InterchangeASCII (“Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”, em português). Nesta tabela, o underscore ocupa a posição número 95 de um total de 255 caracteres especiais.

Originalmente, o underline surgiu nas máquinas de dactilografar como uma alternativa para sublinhar as palavras. Assim, após escrever determinada frase, por exemplo, o dactilógrafo voltava para o início e pressionava o botão “_” para que fosse sublinhado aquilo que desejava.

Atualmente, no entanto, o underline (ou underscore) é usado na comunicação informática como uma substituição ao espaço entre as palavras, principalmente em endereços de e-mail e URL’s, visto que estes sistemas não interpretam espaços em branco como separadores de informações.

Exemplo: meu_endereco@email.com.br.

Para acionar o underline na maioria dos teclados e sistemas operacionais contemporâneos, basta pressionar simultaneamente a tecla shift e o botão do hífen (-).

Ver também: significado de arroba.

Diferença de underline e underscore

A palavra “underline” significa “sublinhar” na tradução do inglês para o português. Assim, na língua inglesa, para se referir ao uso do underline como um sinal gráfico usado na informática, o termo mais correto seria underscore, visto que underline se refere exclusivamente ao ato de sublinhar uma palavra, e não ao símbolo como substituição dos espaços em branco, por exemplo.

No entanto, no português falado no Brasil ambos os termos acabam por ter o mesmo significado, ficando a diferenciação vedada apenas para as comunicações feitas no idioma inglês.

Saiba mais sobre a diferença entre underline e underscore.

Data de atualização: 15/12/2016.