5 características de uma pessoa proativa

Atualizado em

Uma pessoa proativa é alguém que tem uma grande capacidade de agir autonomamente e se antecipar a possíveis problemas. Em geral, a pessoa proativa costuma ter a habilidade de perceber um problema logo no início, ou antes mesmo que ele aconteça.

Dessa forma, o proativo assume a responsabilidade de intervir e age com rapidez para solucionar uma situação em pouco tempo.

Veja algumas atitudes e características de uma pessoa proativa.

1. Capacidade de se antecipar aos problemas

proativo

A pessoa proativa deve estar sempre atenta à totalidade de questões que constroem um contexto. Assim, ela consegue perceber a probabilidade do surgimento de um problema, antes mesmo que ele aconteça.

Provavelmente essa é a atitude mais marcante de uma pessoa proativa. Dessa forma, muitas vezes é possível agir com rapidez, sendo possível resolver o problema com muita agilidade.

A habilidade de perceber um possível problema antes que ele ocorra pode evitar o desgaste dentro de uma equipe. Evitar que uma situação chegue a acontecer diminui o estresse e mantém um ambiente saudável.

A pessoa proativa sempre assume sua responsabilidade e compreende a si mesma como parte ativa para a solução de problemas.

Nesse caso, a proatividade se opõe à reatividade. Enquanto a pessoa proativa age com antecipadamente, a pessoa reativa é aquela que apenas reage a estímulos, ou seja, reage ao problema quando ele acontece.

2. Ação autônoma e eficaz

foco

A autonomia é uma característica fundamental para a proatividade. A pessoa proativa age de forma espontânea sempre que necessário. Ela não fica aguardando uma ordem para agir, sabe o que deve fazer e faz.

Para a pessoa proativa, mais importante do que entender por qual motivo algo aconteceu, é tomar as atitudes necessárias para resolver rapidamente a situação.

A eficácia das ações proativas reforça o sentimento de responsabilidade e a segurança para agir antes que os outros tenham que pedir.

3. Planejar as atitudes necessárias

reunião

As pessoas proativas costumam ter excelente capacidade de organização e de planejamento de ações. Quem é proativo consegue organizar tanto os pensamentos como as atitudes necessárias para resolver a situação.

A capacidade de criar um plano de ação com as atitudes que devem ser tomadas para resolver um problema é fundamental para garantir que a ação tenha resultados rápidos e eficientes.

As pessoas proativas planejam suas ações com base no resultado que querem obter, em experiências anteriores e no conhecimento adquirido ao longo da vida.

4. Dar prioridade ao que é mais importante

lista

Normalmente, uma pessoa proativa consegue definir uma lista de prioridades. Os proativos têm o hábito de desenvolver algum modo de organização de tarefas em que as atividades que devem ser feitas são classificadas por importância ou prioridade.

As metas mais importantes devem sempre ser cumpridas primeiro. Logo depois deve-se começar a executar as outras tarefas.

5. Não procrastinar e nem acumular tarefas

agenda

A procrastinação, vício em adiar as tarefas, é uma qualidade oposta à proatividade. A pessoa proativa está regularmente focada nas ações e no que pode ser realizado antecipadamente para evitar efeitos indesejados.

O hábito de não deixar para cumprir obrigações em outro momento é muito importante para a organização e rendimento do tempo.

Não acumular tarefas é uma forma de "ganhar tempo", evita o estresse de ter que cumprir as mesmas tarefas em menor tempo ou adicionadas aos problemas causados pelo atraso em seu cumprimento.

Veja também: