Significado de Resignação

O que é Resignação:

Resignação é o mesmo que aceitação, uma condição de estar submisso ao desejo e vontade de outra pessoa ou da ação do destino.

O estado de resignação é compreendido como a ação de aceitar voluntariamente e pacificamente uma condição imposta por parte de alguém ou algo, mesmo que o indivíduo resignado não concorde com esta.

O sentimento de conformismo é uma das principais características da pessoa resignada, que não luta por alternativas para alterar a situação presente, resumindo-se apenas em concordar com ela.

No âmbito jurídico, a resignação é entendida como a desistência voluntária a um cargo.

Saiba mais sobre resignado.

Diferença entre Resignação e Resiliência

Do ponto de vista religioso e espiritual, a resignação e a resiliência são dois conceitos distintos que aparecem relacionados entre si.

Como visto, a resignação consiste na ideia da aceitação de modo conformado. Por outro lado, a resiliência significa a ação de mudar ou transformar algo, de acordo com a vontade do indivíduo.

No ramo da psicologia, por exemplo, a resiliência é interpretada como a capacidade da pessoa de lidar com seus próprios problemas, ultrapassando obstáculos e adversidades que possam surgir.

Muitas doutrinas espíritas e religiosas afirmam que o indivíduo deve apresentar a união da resignação e da resiliência para atingir a evolução espiritual, sendo uma responsável por suportar os momentos difíceis que todas as pessoas enfrentam na vida, e a outra o estímulo para nunca perder a fé e a esperança de um futuro melhor.

Saiba mais sobre resiliência e obediência.