Resiliência

O que é Resiliência:

Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. É um termo usado em diversas áreas do conhecimento, tais como a administração, a ecologia, a física e a psicologia.

A palavra resiliência tem sido muito utilizada para descrever o comportamento humano. Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil. Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.

Para definir o comportamento resiliente, é preciso levar em conta dois fatores: crise e superação. Diante de uma situação crítica ou adversa, pessoas podem manifestar diversos tipos de comportamento. A pessoa resiliente é aquela que compreende o problema que está diante dela e mobiliza recursos para superá-lo.

Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado. Não se trata de sempre sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise de forma eficiente e sair dela fortalecido.

Flor amarela nascida no asfalto
Resiliência: a aparente fragilidade não impediu a planta de florescer em um ambiente adverso

Na administração e no ramo corporativo, a resiliência é a qualidade dos colaboradores flexíveis, aptos a se reinventar, se adaptar e solucionar problemas de forma criativa.

Aliás, a flexibilidade é uma característica fundamental para a resiliência, em geral, faz-se uma analogia aos bambus centenários que conseguem resistir à força do vento por sua flexibilidade. Nesse caso, a rigidez seria um defeito e o bambu, caso fosse rígido, sucumbiria e quebraria com a ventania.

Assim, a resiliência é a capacidade de sofrer as ações de um contexto específico, mas manter-se íntegro. A resistência não está na capacidade de lutar contra as forças, mas em flexibilizar e se adaptar ao ambiente.

A resiliência humana é uma habilidade desenvolvida a partir da capacidade da pessoa de encontrar soluções para se flexibilizar e se adaptar às situações que fogem de seu controle.

Veja também: