O que é ser proativo?

Proativo é a pessoa que age antecipadamente, evitando ou resolvendo problemas futuros.

O atributo de uma pessoa proativa, chamado de proatividade, é uma das grandes qualidades que várias empresas e instituições buscam na personalidade de um indivíduo na hora da contratação para um trabalho, por exemplo.

O que é ser uma pessoa proativa?

Uma pessoa proativa é aquela que está sempre pronta a resolver problemas e assumir a responsabilidade sobre suas ações. Uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, por exemplo.

Ser uma pessoa proativa é executar suas tarefas da melhor forma possível, lidar com imprevistos de maneira positiva, e procurar soluções criativas ou gerar novas ideias.

Uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, por exemplo.

Por exemplo, um aluno que é proativo e não vai bem em alguma matéria da escola, pode buscar alternativas para melhorar, como: estudar pontos com maior dúvidas, pedir ajuda a colegas ou ao professor e criar um cronograma de estudo para melhorar suas notas.

Vale lembrar a proatividade é uma qualidade importante não só para a vida profissional, como também na vida pessoal e relações humanas.

Qual a diferença entre proativo ou reativo?

Uma pessoa proativa é diferente de uma pessoa reativa. Geralmente, pessoas reativas costumam culpar o outro por problemas que acontecem em sua própria vida, não buscam caminhos alternativos para resolver problema.

Pessoas proativas não culpam o outros pelos problemas, mas tentam resolvê-los. São pessoas que assumem a responsabilidade das suas ações e buscam os melhores caminhos e ideias para resolver problemas ou se antecipar a eles.

Veja também: o que é proatividade e 5 atitudes de quem tem proatividade.

Atualizado em