Bodas de Estanho (10 anos de casados): o que são e significado

Adriano Padilha
Adriano Padilha
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

As Bodas de Estanho são a celebração do 10º ano de casamento. Também conhecida como Bodas de Zinco, esta comemoração marca a união de uma década de um casal após a oficialização do matrimônio.

Por norma, as bodas de casamento simbolizam materiais ou substâncias que representam os anos do relacionamento. Quanto maior for o número de anos de casamento, mais valiosos e resistentes são os materiais a eles atribuídos.

De modo geral, as bodas de estanho (ou zinco) são uma das mais comemoradas pelos casais, perdendo apenas para as bodas de prata (25 anos de casados) e as bodas de ouro (50 anos).

O estanho é um metal que pode ser facilmente maleável, característica esta que é associada ao estado em que se encontra o casal no seu décimo ano juntos: maleáveis e receptíveis aos desentendimentos cotidianos ou as particularidades “menos fáceis” da personalidade de cada um.

O zinco, por sua vez, também é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo.

Em comparação com o matrimônio, esta é uma característica dos casais que, neste período da vida a dois, já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos e que interferem a construção de uma boa relação no casamento.

Festas para os amigos mais próximos e familiares ou viagens românticas são algumas das opções mais escolhidas pelos casais que comemoram as bodas de estanho.

Muitos casais ainda optam pela renovação dos votos de casamento, reafirmando o amor e o comprometimento pelas próximas décadas.

Saiba mais sobre o significado das Bodas de Casamento e Bodas de seda e ônix: o significado das bodas de 12 anos de casamento

Adriano Padilha
Adriano Padilha
Jornalista e mestre em Comunicação, Arte e Cultura (Universidade do Minho, 2014).
Outros conteúdos que podem interessar