Caráter

Atualizado em

O que é o caráter de uma pessoa:

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações.

O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter. O caráter é construído socialmente. Ao longo da vida, a pessoa é socializada e internaliza alguns valores fundamentais para a vida coletiva em sociedade.

Estes valores éticos e morais são responsáveis por influenciar o modo de agir e a relação de um indivíduo com os demais e define a sua própria personalidade.

Valores que formam o caráter:

  • Honestidade
  • Sinceridade
  • Confiabilidade
  • Responsabilidade
  • Honra

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral.

Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança por agir corretamente.

Assim, o caráter forte é definido como um caráter ético, não se deixa levar por alguma desonestidade, por uma vantagem ou por uma via mais fácil para a realização de algo. O caráter que determina a escolha do indivíduo e conduz à retidão das ações.

Veja também: