Significado de Introvertido

O que é Introvertido:

Introvertido é um adjetivo atribuído a algo ou a alguém que possui um comportamento onde não se manifesta tanto ou não é tão expansiva quanto outras pessoas.

Normalmente, uma pessoa introvertida é aquela que tem um comportamento onde ela pouco interage com outras pessoas ou está sempre retraída, mais voltada para si do que para as relações externas.

Uma pessoa introvertida normalmente é aquela que é sempre mais quieta, calma e que pouco verbaliza sobre seus sentimentos ou sobre qualquer atitude.

Entretanto, o termo também pode caracterizar ou se referir a algo ou alguém que é compenetrado ou concentrado em realizar algo.

Exemplo:

“Jorge está muito introvertido ultimamente. Talvez ele esteja se dedicando aos estudos”.

Na psicologia, o termo se refere a uma pessoa que manifesta a introversão, que é uma característica do indivíduo que é voltado para si mesmo, de forma que ele absorve informações externas, mas não as repassa com facilidade, ou seja, pensa muito antes de ter qualquer tipo de ação.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung caracteriza a introversão como uma personalidade que torna a pessoa mais observadora, preferindo manter-se sozinha com suas ideias ao ter que expor.

Ao contrário da extroversão, que caracteriza o tipo de personalidade que é mais ativa, podendo se satisfazer estando em contato com outras pessoas, a introversão deixa o indivíduo mais apático e distante deste contexto.

O termo introvertido pode ser substituído por sinônimos como acanhado, tímido, calado, fechado, reservado, concentrado, pensativo, introvertido, fechado, absorto, absorvido, introverso.

Veja também o significado de Extrovertido, Introspecção e 5 características de uma pessoa introvertida.

Data de atualização: 29/11/2019.