Significado da Cruz

O que significa Cruz:

Cruz é um símbolo ou objeto formado por duas linhas que se intersetam de maneira perpendicular. É comum ver o símbolo da cruz em igrejas, cemitérios, capelas, etc.Cruz

Em sentido figurado, a cruz é usada para significar um sofrimento, tribulação ou agonia. Ex: Não posso fazer nada a respeito disso, é a cruz que eu tenho que carregar.

Símbolo muito comum na heráldica, estando presente em vários brasões, como a cruz de Malta, por exemplo. A cruz também é o símbolo de algumas organizações, como a Cruz Vermelha, uma organização humanitária que tem como objetivo proteger a saúde e a vida humana, promovendo o respeito entre as pessoas e diminuindo o sofrimento.

A palavra cruz também pode ser usada como uma interjeição, que significa "Deus me livre!", indicando espanto ou aversão em relação a alguma pessoa ou acontecimento. Ex: Cruz credo! Não me assuste dessa forma! / Cruzes! Quase ia sendo atropelado!

Tipos de cruz

Existem vários tipos e formatos diferentes de cruz, como a cruz grega e a cruz latina, por exemplo. Na cruz grega, os dois traços têm o mesmo comprimento, enquanto na cruz latina o traço vertical é mais comprido que o horizontal. Também existem a cruz de Santo André, com forma de X e a cruz de Santo Antônio, em forma de T.

Para os egípcios, existia o ankh, conhecida por alguns como cruz egipcía, que era o símbolo da vida.

Cruz Cristã

A cruz era um instrumento de tortura e morte usado durante o tempo do Império Romano, sendo usado para aplicar a pena de morte a indivíduos que eram condenados pelas autoridades. Alguns anos depois da crucificação de Jesus, os Romanos baniram esta forma de punição, por consideraram que era muito cruel.

A cruz é um dos símbolos do Cristianismo. De acordo com a fé cristã, através da morte de Jesus na cruz e da ressurreição, todo aquele que crê pode obter a salvação e a vida eterna. A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus.

O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

O significado da Cruz está na categoria: Geral