Significado da Bandeira do Canadá

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Bandeira do Canadá:

A bandeira atual do Canadá é composta por dois retângulos verticais e vermelhos nas pontas e um quadrado branco no meio, com a imagem da folha de bordo em vermelho.

Essa folha tem 11 pontas e é uma estilização da folha da árvore bordo, muito comum no país. Seu nome científico é Acer platanoides e sua beleza chama atenção no outono, quando suas folhas ficam avermelhadas.

Os dois retângulos vermelhos simbolizam os dois oceanos que banham o território canadense: o oceano atlântico e o oceano pacífico. E o quadrado branco representa o território canadense. Sua proporção é 2:1, ou seja, se a bandeira tiver 1 metro de largura, deve ter 2 metros de comprimento.

Ao longo da história o Canadá teve diferentes bandeiras e foi somente em 1965, depois de alguns anos de discussão e de diversas criações, que a bandeira atual foi oficializada.

Bandeira do CanadáAtual bandeira do Canadá

A história da bandeira do Canadá

A folha de bordo era utilizada como símbolo do Canadá desde o século XVIII, pelos povos indígenas da região, e já havia sido proposta como símbolo do país diversas vezes antes de ser adotada oficialmente na bandeira.

O vermelho e o branco são as cores do país desde 1921, quando o Rei George V (1865-1936) proclamou que essas seriam as cores oficiais do Canadá.

Acredita-se que o vermelho represente a Cruz de São Jorge da bandeira da Inglaterra e o branco seja uma referência ao emblema real da França - o Canadá foi colonizado por ambos países.

Durante anos o Canadá usou bandeiras similares às da França e da Inglaterra. Ainda no final do século XIX começou a discussão sobre a necessidade de o país adotar sua própria bandeira nacional.

Essa necessidade se tornou ainda mais evidente durante as duas guerras mundiais, mas todas as tentativas falharam em chegar a um consenso sobre como seria a bandeira.

Bandeira confederação do CanadáEstandarte utilizado de 1957 a 1965, último antes da adoção da bandeira atual.

No ano de 1946, uma comissão parlamentar chegou a ser organizada para votar entre 2600 desenhos de bandeira recebidos, porém não houve uma votação formal.

Foi somente em 1964 que o Primeiro Ministro Lester B. Pearson (1897-1972) declarou que desejava adotar uma bandeira nacional. Depois de várias discussões, três modelos de pavilhão foram apresentados.

A bandeira canadense, como conhecemos hoje, foi criada pelo historiador George Stanley e foi escolhida em 1964, sendo oficializada dia 15 de fevereiro de 1965 pela rainha Elizabeth II do Canadá.

Nesse dia, a antiga bandeira foi arriada enquanto a nova era içada. O povo cantou o hino do Canadá e a música "God Save the Queen".

Saiba mais sobre o significado das bandeiras dos países.

Bandeira Real da União

Outro pavilhão ainda utilizado em algumas ocasiões é a Bandeira Real da União, a mesma bandeira do Reino Unido, como um símbolo do pertencimento ao Commonwealth.

Commonwealth é a Comunidade Britânica de Nações, composta por 53 países, quase todos parte do antigo Império Britânico.

Bandeira real da uniãoBandeira Real da União

Curiosidades sobre a bandeira do Canadá

  • A folha do bordo tem 11 pontas, pois depois de um teste em túnel de vento, constatou-se que essa composição era a que ficava menos embaçada em condições de fortes ventos.
  • O pavilhão canadense foi inspirado na bandeira da Escola Real Militar do Canadá e também foi criada para a celebração do centenário do país, que se completaria em 1967.

Veja também o significado da bandeira do Brasil, bandeira do Japão e bandeira da Rússia.

Data de atualização: 13/05/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.