Data de Expedição

O que é a data de expedição:

Data de expedição é a indicação da data em que determinado documento, carta ou objeto foi encaminhado ou entregue ao seu destinatário.

A palavra “expedição” deriva do verbo “expedir”, que significa entregar ou distribuir. Sabendo disso, a expressão “data de expedição” seria a data em que determinada coisa foi entregue ou distribuída para determinado lugar, por exemplo.

Normalmente, a data de expedição é indicada em alguns documentos oficiais, como o RG (Registro Geral), o CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros.

Exemplo: “A data de expedição da minha carteira de identidade é 25 de maio de 2008”.

Em alguns processos seletivos, como concursos públicos, costuma ser obrigatória a indicação da data de expedição dos documentos indicados no formulário de inscrição.

Neste caso, consiste na data em que este mesmo documento foi emitido, ou seja, o período em que passou a ser disponível.

Há alguma diferença entre Data de Emissão e Data de Expedição?

A data de emissão é a mesma coisa que a data de expedição. Alguns documentos utilizam a expressão “data de emissão” para representar o período em que determinado documento, por exemplo, foi emitido.

Ver também Data de emissão, Órgão expedidor e CNH.

Atualizado em