Significado de Dogmático

O que é Dogmático:

Dogmático é um adjetivo que qualifica alguém ou algo como seguidor de um dogma; dogmatismo. Ou seja, um indivíduo que aceita determinada coisa como verdade absoluta e não abre espaço para discussões.

A palavra dogmático é utilizada para caracterizar alguém que consegue demonstrar algo de uma maneira autoritária; um sujeito dogmático.

Os indivíduos dogmáticos, neste caso os que se incluem na doutrina do dogmatismo, acreditam que a verdade absoluta e indiscutível é possível de ser alcançada pelo homem, através da filosofia ou religião.

As pessoas ou ideias dogmáticas estão principalmente presentes dentro desses dois campos: a filosofia e a religião. Na filosofia, o dogmático crê na contestação das verdades ditas como absolutas. Platão e Aristóteles são alguns exemplos de filósofos dogmáticos.

Já na religião, o dogmático é aquele que acredita piamente nas crenças estabelecidas pelas escrituras sagradas de sua doutrina. A igreja católica, o islamismo e o judaísmo são alguns exemplos de religiões que possuem fortes dogmas.

O termo surgiu a partir do grego dogmatikós, que significa literalmente "aquele que o que pensa é verdade".

Dogmático e Zetético

Enquanto que os conceitos dogmáticos determinam algo como verdade absoluta e indiscutível, considerando o homem como capaz de responder a todas as questões do mundo, o pensamento zetético parte do principio das experimentações.

A zetética é formada por um campo de investigação, duvidando e examinando várias vezes as diversas opiniões, que até não serem comprovadas serem verdades (com conceitos matemáticos e filosóficos), são consideradas apenas proposições.

​Sinônimos de dogmático

  • autoritário
  • decisivo
  • peremptório
  • sentencioso
  • arrogantes
  • déspota
  • imperativo

Veja também os significados de Dogmatismo e Dogma.

Data de atualização: 22/12/2014.