Significado de Dracma

O que é Dracma:

Dracma era um tipo de moeda utilizada na Antiga Grécia e em alguns reinos do Oriente Médio, durante o período helenístico. A dracma é considerada a unidade monetária com maior tempo de circulação no mundo, sendo utilizada na Grécia até o ano de 2002, quando o Euro passou a ser adotado pelos gregos como moeda oficial.

Dracma também pode ser uma medida de peso, equivalente 1.772 gramas e que ainda é utilizada em alguns países. Este modelo de medida era bastante utilizado para pesar metais preciosos. Exemplo: dracma inglesa.

Dracma Perdida

A parábola da "dracma perdida" é uma história bíblica, pertencente ao livro de Lucas (Lc 15, 8-10).

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.” (Lucas 15:8,9)

De acordo com a interpretação da religião cristã à parábola da dracma perdida, a figura da mulher simboliza a igreja e a dracma pode simbolizar os valores, costumes, conceitos, fidelidades e fiéis, que a igreja deve procurar, incessantemente, até recuperar. Ou seja, representa uma metáfora sobre o ato de reaver os bons costumes e valores típicos e aprovados pelo cristianismo.