Significado de Primogênito

O que é Primogênito:

Primogênito é o termo utilizado para designar o primeiro filho de um casal, também conhecido como o filho mais velho, em relação aos seus irmãos consanguíneos.

O filho primogênito é sempre o primeiro que nasce a partir da união de um casal, em oposição ao filho caçula, que é a última criança que foi concebida por estes pais.

Tradicionalmente, os filhos primogênitos sempre desempenharam papéis importantes e de responsabilidade, sendo considerados os primeiros na linha de sucessão de um patriarcado ou na conceção de títulos de nobreza.

Os filhos primogênitos dos reis, por exemplo, são por norma os primeiros a ocuparem esta posição quando os pais morrem ou abandonam o reinado.

A origem da palavra primogênito deriva do latim primogenitus, formada pela junção de primus, que significa “primeiro” ou “o que veio antes de todos”, e genitus, que quer dizer “gerado”. Assim, o significado literal de primogênito seria “aquele que foi gerado antes de todos”.

Ver também o significado de caçula

Primogênito na Bíblia

Na Bíblia Cristã, o filho primogênito também carrega uma imagem de grande importância, devido ao fato de ser o primeiro representante de uma linha de descendências.

Os filhos mais velhos recebiam o dom da primogenitura, ou seja, quando os chefes de família morriam eram os primogênitos a assumir esta posição e comandar.

Jesus Cristo é descrito como o “primogênito da criação” (Colossenses 1:16-20), pois representa a figura de Deus, o Criador de todos os seres vivos na Terra.

Unigênito

Este termo é utilizado para se referir ao filho único de um casal, ou seja, quando só foi gerada uma criança, sem irmãos.

O significado de Primogênito está na categoria: Geral