Significado de Escatologia

O que é Escatologia:

Escatologia é uma teoria relativa aos acontecimentos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois da extinção da vida na Terra.

A palavra escatologia, na língua portuguesa, ainda pode significar o ato de analisar excrementos (fezes), sendo um sinônimo de cropologia, nome dado no ramo da medicina aos exames laboratóriais de dejetos humanos, especificamente as fezes. 

Assumindo um sentido figurado, este termo ainda pode estar relacionado ao gosto de certos indivíduos por conteúdos obscenos ou sórdidos.

A resposta para a enorme distinção entre os significados de ambos os termos pode ser encontrada nas raízes etimológicas das palavras. 

Escatologia, no sentido de "teoria a cerca das últimas coisas que vão acontecer no fim da humanidade", surgiu a partir do grego éskhatos, que significa "extremo" ou "último", que agregado ao sufixo logia (estudo), forma o significado literal de "estudo das últimas coisas".

Porém, a palavra escatologia, no sentido de "gosto por excrementos", se originou do termo grego skatós​, que quer dizer "excremento". 

Escatologia bíblica

No âmbito religioso, a escatologia é considerada uma doutrina que estuda todas as coisas que acontecerão antes e depois do Juízo Final, ou seja, o fim da espécie humana no planeta Terra. 

Neste sentido, a escatologia pode assumir um tom apocalíptico e profético, tendo como verdade a ideia de morte e ressurreição.

Saiba mais sobre o significado de Ressurreição

O significado de Escatologia está nas categorias: Geral, Religião