Significado de Antropocentrismo

O que é o Antropocentrismo:

Antropocentrismo é uma doutrina filosófica que coloca a figura do ser humano como o "centro do mundo", relevando a importância da humanidade em comparação com as demais coisas que compõem o Universo.

Sob o ponto de vista do antropocentrismo, considerado uma "ciência do homem", os seres humanos são responsáveis por todas as suas ações, sejam elas culturais, sociais, filosóficas ou históricas, por exemplo.

Assim, a visão antropocêntrica defende que o mundo, assim como todas as coisas que nele existem, é de benefício maior dos seres humanos. Essa doutrina cria uma independência humana da figura divina, que por muitos séculos foi predominante em quase todo o mundo. 

O antropocentrismo surgiu na Europa, sendo o Heliocentrismo de Copérnico e o Humanismo dois dos seus principais marcos. De acordo com Nicolau Copérnico (1473 - 1543), a Terra girava ao redor do Sol e não ao contrário, como se pensava naquela época.

A teoria de Copérnico se opunha totalmente ao modelo geocêntrico que caracterizava o Teocentrismo, e que era defendido pela Igreja Católica naquele momento.

Etimologicamente, a palavra antropocentrismo se originou a partir do grego anthropos, que significa "humano", e kentron, que quer dizer "centro". 

Saiba mais sobre o Humanismo.

Antropocentrismo e Teocentrismo

Ambos são conceitos antagônicos. Ao contrário do antropocentrismo, o teocentrismo consiste na ideia de que "Deus é o centro do mundo". Este foi um conceito muito presente durante a Idade Média, quando a religião exercia uma influência massiva na sociedade.

O processo de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo teve início entre os séculos XV e XVI, com o surgimento do humanismo renascentista e de outros movimentos liderados por filósofos, estudiosos e artistas.

A mudança do teocentrismo para o antropocentrismo ainda representou várias mudanças sociais, como a substituição do modelo feudalista para o capitalismo mercantil, o início das grandes navegações, e ainda a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Saiba mais sobre o Teocentrismo.

O significado de Antropocentrismo está na categoria: Geral