Significado de Arrebatamento

O que é o Arrebatamento:

Arrebatamento é o efeito ou ação de arrebatar, ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar. No entanto, existem diversas aplicações diferentes para este termo. A mais comum se refere a um conceito descrito na bíblia cristã, onde os fiéis seriam resgatados por Jesus Cristo antes do derradeiro Apocalipse. 

O arrebatamento pode estar relacionado com a condição do estado de espírito ou humor de um indivíduo, dominado pela alegria, entusiasmo e admiração por algo ou alguém.

Ainda sob o sentido figurado, arrebatamento significa a explosão de outros sentimentos, como a euforia, a fúria, a ira, a raiva repentina e etc.

Exemplo: “Os reféns foram salvos graças ao arrebatamento das armas dos bandidos pelos policiais”.

Normalmente, este termo está relacionado com os estudos da escatologia cristã, referentes ao fim do mundo e ao suposto ressurgimento de Jesus Cristo.

Saiba mais sobre o significado de Escatologia.

Arrebatamento na Bíblia 

De acordo com algumas doutrinas cristãs, o arrebatamento é um conceito que está relacionado com os últimos sete anos que precedem o chamado “Juízo Final”.

A descrição do arrebatamento da igreja está no livro de I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. No entanto, mesmo este conceito sendo descrito na bíblia, nela não está presente a palavra "arrebatamento" para designá-lo. 

Assim, a ideia do arrebatamento no âmbito da igreja consiste numa interpretação que algumas doutrinas fizeram de determinadas passagens bíblicas. 

Como será o arrebatamento segundo a bíblia?

De acordo com os relatos da bíblia, o arrebatamento será um episódio em que todos os verdadeiros crentes em Deus serão, repentinamente, levados para os céus, no “Reino Celestial”.

Assim como os crentes vivos que foram arrebatados, os que já morreram ressuscitarão e se juntarão aos demais no Paraíso.

Após o arrebatamento, a Terra viverá um período chamado de Grande Tribulação, um momento de caos em que reinará o anticristo, falsos profetas e a Besta (o demônio). A Grande Tribulação, de acordo com a bíblia, durará sete anos.

Ao término do sétimo ano, chegará o Juízo Final e o reino de Deus dominará a Terra por mais mil anos. 

Ver também o significado de Apocalipse

Diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo

Não são todas as doutrinas que adotam a mesma interpretação das passagens bíblicas, portanto é correto afirmar que o arrebatamento é um conceito aceito apenas por algumas vertentes cristãs.

A Igreja Católica, por exemplo, não crê que ocorra um evento como o arrebatamento antes do Apocalipse. Os católicos acreditam na Parúsia, também conhecida como Segunda Vinda de Cristo. 

Este evento seria descrito como a vinda de Jesus Cristo para "julgar" as pessoas no Juízo Final. Ao contrário do arrebatamento, os fiéis não serão levados previamente ao Paraíso antes da vinda de Cristo, mas esperarão na Terra junto com os demais. 

No entanto, assim como prevê o Arrebatamento, a Segunda Vinda de Cristo também servirá como o momento em que Deus salvará os justos, fazendo com que estes gozem da vida eterna. Por outro lado, todos os ímpios serão condenados a viver sem a presença do Divino, ou seja, no inferno.

Data de atualização: 14/03/2018. O significado de Arrebatamento está nas categorias: Geral, Religião